14 anos do cartão do idoso assinalados hoje em Mora

idosomaosO município de Mora assinala hoje o 14.º aniversário do Cartão Municipal do Idoso.

Desde a sua criação já beneficiou mais de 2000 idosos. Atualmente são cerca de 1400 os que usufruem dos benefícios deste cartão. Luís Simão Matos, autarca de Mora faz um balanço “altamente positivo” deste apoio social do município.

De acordo com o autarca “a medida que mais impacto tem no bolso das pessoas é o facto da câmara pagar 50% dos medicamentos que os reformados com menos de 400 euros de reforma neste momento adquirem nas farmácias do concelho”. A poupança na aquisição dos medicamentos possibilita aos idosos “poderem comer um pouco melhor, poderem vestir-se um pouco melhor, poderem ter uma maior dignidade nessa fase das suas vidas”.

As medidas de apoio do Cartão Municipal do Idoso contemplam, para além da comparticipação dos medicamentos, “o fornecimento de alguns materiais de construção para as pessoas melhorarem as condições de habitibilidade da sua casa, isenção nas taxas de construção, redução do preço dos bilhetes de piscinas, cinemas e outras valências do município”. O município oferece ainda a todos os reformados do concelho um serviço de reparações ao domicílio. “Há um funcionário da câmara que se desloca, a pedido das pessoas, se desloca até à sua casa para fazer pequenas reparações”.

O 14.º aniversário do Cartão Municipal do Idoso de Mora é assinalado com uma festa hoje, sábado dia 2 de maio, na Eira do Quarto, em Cabeção, a partir das 15 horas.