Elvas: Museu de Fotografia assinala hoje 9º aniversário

MuseuFotoO Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas, assinala hoje o seu 9º Aniversário.

As comemorações têm início às 18.30 no auditório São Mateus, com a projeção do trabalho fotográfico sobre a cidade de Elvas “Chave do Reino e Património Mundial”, da autoria de João Carpinteiro, com a colaboração de Isabel Rodrigues Carpinteiro.

O momento musical fica a cargo do professor Luis Zagalo, diretor da Academia de Núsica de Elvas. Após as intervenções alusivas ao aniverário terá lugar a inauguração da exposição de pintura “Retrospetiva23 anos” da autoria de Joaquim Conceição, de Elvas, na sala de exposições temporárias.

O Museu além das salas de exposição, nomeadamente a sala da História da Fotografia, a sala do Colecionador e a sala da Coleção, dispõe também de zonas de receção e atendimento, um laboratório para revelação de fotografia a preto e branco, uma pequena zona de reserva e de tratamento de peças e uma pequena biblioteca vocacionada para a temática da fotografia.

A coleção que integra este núcleo museológico inclui um conjunto de câmaras fotográficas, das quais se destaca a que deu origem à referida coleção. João Carpinteiro iniciou esta coleção em 7 de Outubro de 1969 com oferta de uma “POCKET VEST KODAK” do ano de 1912, que se junta a tantas outras de grande interesse para a história da fotografia desde 1860 a 2003.

O Museu tem igualmente à disposição dos visitantes um Banco de Imagens que conta com cerca de 2750 fotografias digitalizadas de Elvas Militar, Religiosa, Monumental e de outras tantas atividades e eventos ligados ao Concelho.