Nova sede da Liga dos Combatentes inaugurada em Campo Maior

LigaCombatentesInauguracao_2A nova sede do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, situada na Fonte Nova, junto à rotunda, foi inaugurada esta tarde.

Ver aqui foto reportagem

Esta nova localização está a fazer com que os ex-combatentes tenham mais vontade de ser sócios, tal como refere João Silva, presidente do núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes: “eu andava sempre com uma pasta com fichas para, quando via algum que me parecia que tinha sido combatente convidava-o a aderir ao nosso projeto, agora é ao contrário, vêm eles aqui pedir fichas para se inscreverem, porque de facto as instalações lá em cima eram boas, mas estão são, sem dúvida nenhuma, superiores e até no aspeto de acesso é uma maravilha”. Este era um dos objetivos do mandato de três anos desta direção da Liga, os restantes predem-se com “dirigir um monumento ao combatente, alcançar os 200 sócios, ou mais, e no talhão dos combatentes, no cemitério de Campo Maior, uma cripe que está no cemitério de Campo Maior, que precisa de acesso”.

O secretário-geral da Liga dos Combatentes, Coronel Hilário, esteve presente na inauguração desta nova sede do núcleo e garante: “há duas áreas que consideramos importantes: é dignificar os vivos, e honrar os mortos, esta inauguração insere-se na dignificação das instalações, as melhores condições para receber os nossos associados e podê-los trazer a um sítio em que se sintam bem, onde possam encontrar velhos companheiros, onde possam trocar impressões”.

A nova sede do núcleo fica situada nos antigos tanques da vila de Campo Maior, tal como recorda oLigaCombatentesInauguracao_3 Comendador Rui Nabeiro, que fez questão de marcar presença nesta inauguração: “era aqui os tanquinhos, onde era um passo de facto à higiene, mas de qualquer forma foi ficando por aqui, e várias iniciativas se apontavam a este local, e penso que esta iniciativa que é o Núcleo dos Combatentes, até porque é um grupo de pessoas que vai saber estimar, vai saber tratar, e é uma zona bonita e alegre. O município teve uma decisão coerente e sensata e em boa hora aconteceu”.

“Pela forma como esta associação se tem conseguido unir em torno de trazer melhorias para o povo de Campo Maior, e pela forma como esta homogeneidade em termos associativos tem vindo a crescer no nosso concelho, vale a pena de facto. Se o Núcleo não se sentia confortável, fundamentalmente pela localização da anterior sede, e havendo um espaço que era este que podia ser destinado a uma atividade como esta, acho que fazia sentido que o município de Campo Maior cedesse a um desejo que foi da Liga, já há cinco anos, e de facto agora com o senhor João Silva se concretizou. Mas pela forma como esta associação se tem comportado para o concelho, para uma determinada faixa etária do concelho, deixar o obrigado do município”, referiu à nossa reportagem o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro.

LigaCombatentesInauguracao_1Também o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela, garantiu que é “muito importante” esta nova sede, não só para Campo Maior, mas para todas as localidades. “As pessoas desta idade tiveram que ir ao Ultramar sem saber bem a quê, efetivamente uns tiveram sucesso, outros tiveram menos sucesso, mas isto é uma forma de unir as pessoas, de unir as associações, e a Liga dos Combatentes acho que merece ter este espaço, é um espaço digno para que possam conviver e recordar o passado como combatentes”, assegurou Pedro Murcela.

Antecedendo esta inauguração, realizou-se uma visita ao talhão da Liga dos Combatentes de Campo Maior, no cemitério municipal da vila, como forma de homenagear os ex-combatentes que já partiram.