Dia da Proteção Civil assinalado em Elvas com seminário

DiaProtecaoCivilElvas30Marco2015O Dia Internacional da Proteção Civil é esta manhã assinalado no Auditório São Mateus, com um seminário dirigido ao corpo docente e pessoal auxiliar de educação dos agrupamentos de escolas de Elvas.

A efeméride é comemorada a 1 de março. “Uma vez que este seminário se destina a professores e auxiliares, só agora pôde ser realizado, tendo em conta a interrupção da atividade letiva”, explica o comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Luís Belo Costa.

“Esta é uma ação subordinada ao tema ‘Educação para o Risco’ e, nessa medida, são aqui abordados um conjunto de temas que têm a ver com a educação que é preciso, através da comunidade escolar, transmitir a toda a sociedade”, adianta o comandante.

“Gestos simples como saber socorrer e chamar o socorro” são alguns dos temas em análise neste seminário. Para além disso, “os temas abordados têm uma orientação muito específica para aquilo que no caso do distrito de Portalegre mais preocupa: por um lado, os acidentes rodoviários; por outro lado, os incêndios em ambiente rural”.

A Câmara Municipal de Elvas participa neste seminário através dos vereadores Tiago Afonso e Vitória Branco. “A importância de se assinalar esta efeméride tem a ver com o facto de nós termos o nosso serviço municipal de Proteção Civil”, explica o vereador. “Sensibilizar os participantes” é o principal objetivo da mesma, acrescenta.

No seminário, para além do comandante operacional distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da Câmara Municipal de Elvas, participam PSP, GNR e Bombeiros.