Santa Casa da Misericórdia de Fronteira inaugura nova estrutura

Inaugurao_lar_fronteiraCA Estrutura Residencial Padre Júlio Mendes, da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira, foi inaugurada esta terça-feira, dia 24.

De acordo com João Carlos Laranjo, diretor da segurança social do distrito de Portalegre, este espaço “tem 8 apartamentos, com tipologia T1, com capacidade para mais 16 camas o que nos permite aumentar a capacidade e a qualidade do distrito”.

“Este é um trabalho que andamos a fazer para conseguirmos equilibrar em termos de respostas todos os concelhos do nosso distrito para não termos que deslocar pessoas de um concelho para outro. Neste momento o equilíbrio está quase conseguido, mas ainda temos muito para fazer, sobretudo na requalificação dos equipamentos já existentes”, sublinhou.

Jaime Teles, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fronteira, garante que esta obra pretende “por um lado aumentar as capacidades do lar e por outro lado, melhorar o serviço que prestamos proporcionando aos utentes uma tipologia um pouco diferente do que é habitual em lar”.

“Este equipamento já se encontra construído há alguns anos mas devido a alguns problemas de ordem técnica só agora, com recurso aos fundo comunitários do QREN, foi possível coloca-lo em funcionamento, com a construção de uma passagem pedonal devidamente protegida”, referiu Rogério Silva, presidente da câmara municipal de Fronteira.Inaugurao_lar_fronteiraD

O autarca garante que “é uma estrutura que tem os custos devidamente controlados, garantindo a sustentabilidade futura, não apenas da Santa Casa da Misericórdia mas também do ponto de vista social, permitindo haver aqui uma resposta diferenciada para um tipo de utilizador diferente daquele que é o utilizador de uma lar de terceira idade”.

A cerimónia contou também com a presença do Arcebispo de Évora, D. José Alves, que procedeu à bênção deste novo equipamento.