Semana da Leitura e Feira do Livro já arrancaram em Campo Maior

CriancasSemanaLeituraA Semana Leitura, a decorrer em Campo Maior até sábado, dia 21, foi inaugurada na tarde de ontem, no parque de estacionamento em frente ao Hotel Santa Beatriz.

Em paralelo a esta semana da leitura decorre também a feira do livro, com as verbas angariadas a reverterem a favor da associação Tempo Para Dar.

O Comendador Rui Nabeiro esteve presente na inauguração e ressalvou a importância da leitura, garantindo que este evento “é para as crianças, é para a família das crianças, onde há crianças há família, e onde há família há, de facto, força, há vida. Uma semana que começa hoje e termina dia 21, não há dúvida que é algo importante, podemos meter as crianças a ler, até os de meia-idade e os mais idosos, porque quem não lê sabe pouco, por isso é importante ler e começar pelas crianças é ótimo”.

Isabel Raminhas, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior, garante que este projeto “é muitoCriancasSemanaLeitura2 importante para as crianças, para os pais, para a comunidade escolar, para a comunidade em geral, e ao fim ao cabo para todos os campomaiorenses. É mais um motivo de união, de trabalho em rede, que nós temos tentado fazer, e desta forma não é só uma feira do livro, não é um momento isolado, é um momento partilhado por todos aqueles que se vê envolvidos”.

Segundo a vereadora são várias as entidades que estão envolvidas nesta semana temática dedicada à leitura: “estão aqui as bibliotecas escolares, está aqui a biblioteca municipal e nesta organização conjunta nós temos o Coração Delta, mais uma vez, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de braço dado”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, José Emílio Pernas, garante que esta “é uma semana diferente, e o facto de nos termos unido a diferentes entidades permitiu termos aqui atividades muito diversificadas, vêm cá pessoas fazer atividades diferentes, que eles não estão habituados. Vêm cá escritores, vêm cá pessoas a dinamizar ateliês, para eles é de certeza uma semana muito enriquecedora e é isso que se pretende, é conciliar a parte mais académica com a parte mais cultural”.

Este é o segundo ano que a Semana da Leitura decorre nestes moldes, juntamente com a Feira do Livro, numa semana de atividades lúdicas para as crianças campomaiorenses, mas também com um cariz de solidário.