Dia Mundial do Rim assinala-se hoje

Dia_Mundial_do_RimAssinala-se hoje o Dia Mundial do Rim. “Temos dois temos de tipos de insuficiência renal: aguda, que consiste numa perda rápida da função renal, mas que pode ser reversível, e depois temos a insuficiência renal crónica, em que há uma perda lenta e progressiva, onde nada daquilo que se perde pode ser recuperado”, explica Luís Anacleto, da Fundação Renal Portuguesa.

A doença renal “pode surgir sem que seja notada”, sendo que os sintomas só aparecem numa fase mais tardia da doença, explica o especialista. Menor produção de urina, inchaço das mãos e pernas, perda de apetite, falta de ar, náuseas e vómitos são alguns dos sintomas desta doença.

Na origem da doença renal podem estar várias causas. Entre elas, a diabetes e a hipertensão, que quando não controladas podem conduzir a doença renal. O uso excessivo de analgésicos pode também levar a esta patologia.

Prevenir, como em qualquer outra doença, é sempre o melhor remédio. Para prevenir esta doença é importante, de acordo com Luís Anacleto, manter uma “dieta variada e equilibrada, reduzir ao máximo as quantidades de sal e açucares, dar um grande valor à ingestão de água, não tomar medicamentos abusivamente, praticar exercício físico, não fumar e evitar bebidas alcoólicas”.