SPZS discute descentralização da educação no concelho de Sousel

SPZSO Governo, através de contratos de delegação de competências, pretende transferir para as autarquias funções sociais do Estado nos domínios da Educação, Saúde e Segurança Social.

Nesse sentido, o Sindicato dos Professores da Zona Sul reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Sousel a propósito da chamada municipalização da Educação no concelho.

De acordo com Ana Luísa Pinheiro, coordenadora do sindicato no distrito, “este processo tem vindo a ser negociado no segredo dos gabinetes e não é um processo claro. Qualquer reforma de um sistema só é possível com um amplo debate e grande abertura no diálogo”.

Com este processo de municipalização do ensino, defende o sindicato, “o Estado vai desresponsabilizar-se pelo financiamento da educação pública.”

O processo de municipalização, defende a coordenadora do sindicado, “vai criar assimetrias muito grandes, de norte a sul do país”. 

Para debater com os docentes o processo de municipalização do ensino, o sindicato realiza uma reunião plenária com os professores do Agrupamento de Escolas de Sousel na próxima quarta-feira, dia 11.