A edição 2015 das Festas do Povo foi, ontem à noite, oficialmente apresentada à população de Campo Maior. A apresentação, conduzida pelo artista Fernando Pereira, decorreu no Museu Aberto da vila e contou com casa cheia.
As famosas Festas do Povo estão de regresso, quatro anos após a sua última edição. Desta vez, num ano que se prepara a candidatura do evento a Património Imaterial da Humanidade.
A forma como devemos preparar estas festas deve estar no nosso horizonte e nas nossas mentes como um grande reconhecimento a todos os homens e mulheres que, durante muitos anos, trabalhavam no campo e tinham vontade de cortar papel, de cortar a madeira, alega o presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro.
Depois de feita a apresentação, cabe agora aos campomaiorenses dar continuidade ao trabalho, meter a máquina em movimento, assegura João Rosinha, presidente da Associação das Festas do Povo. Neste momento, adianta, estão cerca de 80 ruas inscritas. Nos próximos dias, Rosinha espera alcançar a inscrição de mais de cem ruas.
A candidatura das Festas do Povo a Património da UNESCO, de acordo com Paulo Lima, coordenador do processo, está em fase de construção e instrução, sendo que está tudo encaminhado para seja entregue em março do próximo ano. Pedro Lancha, em representação da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, garante que a candidatura encontra-se bastante desenvolvida. Esta edição das festas é muito importante porque vai ajudar a documentar, fotograficamente e em vídeo, com o sentido de enquadramento na candidatura, adianta.
O comendador Rui Nabeiro lembra que a apresentação oficial do evento foi só uma formalização: elas já existiam; esta é só uma formalidade, mas as festas já estavam dentro do espírito de toda a gente. As festas representam para mim, o que representam para todos os campomaiorenses, garante Rui Nabeiro. O filho, João Manuel Nabeiro, lembra que estas festas são uma tradição que representam todo um povo.
Nuno Mocinha, presente nesta cerimónia de apresentação, vê com grande entusiasmo Campo Maior candidatar as suas festas a Património da Humanidade. As festas do povo merecem e devem ser reconhecidas, garante o autarca elvense.
As Festas do Povo decorrem de 22 a 30 de agosto.