Alandroal lidera candidatura das “saias” a património da UNESCO

SaiasAlentejanasA Câmara Municipal do Alandroal lidera um projeto que pretende candidatar a Património Imaterial da Humanidade as Saias Alentejanas.

De acordo com Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, pretende-se “pôr todos os grupos dos municípios envolvidos nesta candidatura”, que se dedicam a este tipo de música tradicional, “a trabalhar para que esta forma de cantar e esta troca de experiências não se perca”.

“Sabemos que isto é um trabalho complexo, que há muito a fazer, mas sentimo-nos alentados com a classificação que já foi feita ao Cante Alentejano”, assegura Mariana Chilra. A candidatura pretende “manter viva a tradição e, em conjunto com vários grupos alentejanos, dar nova vida à cultura regional e ao cante”.

Ao Alandroal, neste projeto, juntam-se, para já, os municípios de Elvas, Redondo, Vila Viçosa e Borba. O convite será ainda feito, de acordo com Mariana Chilra, aos municípios e grupos de Sousel, Estremoz, Monforte e Arronches.

As Saias são uma canção dançada, popular, localizada no Alto Alentejo, cuja fisionomia melódico-rítmica tem a particularidade de alternar compasso a compasso seis por oito com o ternário.

De recordar que em novembro do ano passado, o Cante Alentejano foi considerado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade.