Feriado Municipal de Elvas assinalado hoje

14Janeiro2015Hoje é feriado municipal em Elvas. Neste dia, em que se assinalam os 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas, as cerimónias militares têm grande destaque.

Durante o momento alto das comemorações, na Praça da República, Nuno Mocinha, presidente da Câmara, lembrou que 2014 “não foi um ano fácil”, tendo apelado à união da população.

“Sempre vos falei com sinceridade, sem esquecer os problemas; mas nunca vos escondi que acreditava numa solução. A meio do ano passado, o executivo da Câmara Municipal de Elvas foi abalado por sérios problemas internos. Neste momento, quero agradecer a todos aqueles que me apoiaram nesse período difícil”, proferiu Mocinha.

“Na altura, informei a população deste concelho que a minha pretensão era: não me demitir; assegurar as condições de governabilidade da Câmara Municipal; e levar o mandato até ao fim. Só o superior interesse dos Elvenses poderia mudar tais pretensões. Hoje, não vejo necessidade de alterar nenhuma destas três decisões, pelo que deixo claro aos Elvenses que prossigo nas funções para que fui eleito, com o apoio de autarcas do Município e de centenas de colaboradores da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia do concelho”, adianta Nuno Mocinha.14Janeiro2015B

O presidente do município aproveitou ainda para lembrar algumas das medidas que a autarquia pretende colocar em prática em 2015: “manter a política fiscal da Câmara, ressalvando que a Derrama diminuiu; aumentar de 75 para 80 por cento, a comparticipação municipal no pagamento das despesas com medicamentos aos portadores do Cartão da Idade de Ouro; e para a atribuição deste cartão, o rendimento máximo mensal per capita, a considerar, foi aumentado de 500 para 550 euros; para os mais novos, criação de programas de Formação Ativa e de um cartão Smart Jovem; e isenção do pagamento das Universidades Seniores e reforço do funcionamento destas, nas localidades rurais do concelho, com aulas de ginástica e hidroginástica”.

Por outro lado, adianta o autarca, a Câmara Municipal de Elvas vai continuar, entre outros, “a fazer investimento na recuperação do Forte da Graça; na recuperação e valorização de prédios militares; na transformação de Elvas como cidade mais acessível e como um concelho de melhor eficácia energética; no reforço do conceito de Eurocidade, com municípios dos dois lados da fronteira; na consolidação da classificação de Elvas Património Mundial; na integração nas Smart Cities, através do projeto “Elvas Inteligente”; e na manutenção dos apoios ao movimento associativo do concelho e às sete Juntas de Freguesia”.

Já o tenente-coronel José Ribeiro, sub-diretor do Museu Militar de Elvas, durante a sua alocução, lembrou que a Batalha das Linhas de Elvas foi o “segundo grande sucesso da restauração portuguesa”.

14Janeiro2015CPelas 9h30, hora em que se iniciaram as cerimónias, às portas da Câmara Municipal de Elvas, o arranque foi feito com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional, pela Banda 14 de Janeiro.

Depois do primeiro momento destas cerimónias, na Câmara de Elvas, as entidades seguiram para o Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, para uma cerimónia de Homenagem aos Mortos. O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes de Elvas, GNR, PSP, autarquia e Exército, foram algumas das entidades representadas.

Depois do Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, seguiu-se a romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco, onde o capelão do Exército, coronel Jorge Matos, proferiu algumas palavras, para recordar aqueles que “dedicaram a sua vida ao serviço da pátria”.