A exposição As Bonecas das Avós e o Brincar ao Faz-de-Conta, patente no Centro Cultural de Campo Maior, é um projeto da turma de Oficina de Ideias e Cidadania da Universidade Sénior de Campo Maior e é o tema de hoje do À Conversa Com.
Ana Cachola, professora desta disciplina, explica-nos que o objetivo deste projeto é que os alunos participem ativamente na comunidade em que se inserem e que essa participação seja feita entre várias gerações, por um lado é uma forma de envelhecer ativamente por outro lado cumpre o objetivo da cidadania, porque a cidadania não é só o cumprimento dos direitos e deveres, mas também a participação ativa na sociedade.
As Bonecas das Avós e o Brincar ao Faz-de-Conta pretende enviar uma mensagem às crianças principalmente aos mais pequeninos, então pensámos passar-lhes a seguinte mensagem: as crianças hoje em dia têm um grande excesso de brinquedos, e então a mensagem é que eles pedissem menos brinquedos, e por outro lado também que olhassem para o tipo de brinquedos com que brincam. As Bonecas das Avós servem mesmo de veículo a uma brincadeira mais imaginativa e mais criativa porque são bonecas muito simples.
São cerca de 20 os alunos que participam neste projeto, com 18 bonecas expostas.
A inspiração para a realização deste projeto vem das bonecas com que as alunas brincavam antigamente.
A exposição As Bonecas das Avós e o Brincar ao Faz-de-Conta está patente no Centro Cultural de Campo Maior até dia 24 de janeiro.