A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, até janeiro de 2015, o patrulhamento nas explorações agrícolas, com o objectivo de prevenir a criminalidade em geral e, em particular, o furto de produtos agrícolas, o furto de cobre e outros metais não preciosos e situações de tráfico de seres humanos.
Trata-se da Operação Agrisegur que, segundoadianta o major Rogério Copeto, do Comando Territorial da GNR de Évora, esta operação está vocacionada para a prevenção do furto da azeitona e de outros produtos agrícolas produzidos nesta altura do ano.
Em anos anteriores já se realizava, tal como nos explica o major: esta operação Agrisegur vem substituir aquilo que no passado foi feito com o nome de Campo Seguro e Azeitona Segura.
Para além de prevenir a criminalidade em geral, tentamos sensibilizar para a condução segura de tratores e também o tráfico de seres humanos, nomeadamente o que é o trabalho de alguma população sazonal, nesta altura que preenche os nossos campos na apanha da azeitona e que se verifica que não são pagos convenientemente, sendo isto exploração ilegal de trabalho e tráfico humano.