Monsaraz inaugura presépio de rua com Cante Alentejano

PresepioMonsarazA vila medieval de Monsaraz vai apresentar pela décima quinta vez consecutiva o presépio de rua com figuras em tamanho real. Na inauguração, que se realiza este domingo, dia 7 de dezembro, pelas 19h, vai ouvir-se o Cante Alentejano, classificado recentemente como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, através das vozes dos cantadores do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

O presépio de rua com figuras em tamanho real é um projeto artístico da escultora Teresa Martins e integra 46 figuras representativas da natividade. As figuras foram construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua e estão pintadas em tons pastel, rosa velhos e lilases, e com as caras e as mãos feitas em cerâmica.

Monsaraz vai ter animação durante a quadra natalícia. Os visitantes que se desloquem à vila medieval entre 5 de dezembro e 6 de janeiro terão a possibilidade de efetuar um percurso diferente do habitual pelas ruas da vila, “acompanhados” por figuras representativas do Natal, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o almocreve, a lavadeira ou a fiadeira.

As figuras vão estar iluminadas e dispersas pelas ruas até ao Largo do Castelo, local onde se encontra o conjunto principal do presépio, constituído pelas esculturas da Virgem Maria, S. José e o Menino Jesus. Em cada ano há figuras que são colocadas em diferentes locais de Monsaraz, atribuindo-lhes outro significado.

Com este presépio de rua, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende animar a vila medieval, tornando as suas ruas históricas como espaço privilegiado para a figuração da Natividade. No dia 20 de dezembro, às 21h, haverá “Cante ao Menino” na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que fará também o concerto “Cante de Reis”, no dia 5 de janeiro, às 19h30, junto ao presépio de rua.