Pandemia diminui dádivas de sangue no hospital de Elvas

DoarSangueA pandemia e o confinamento estarão a contribuir para a situação de decréscimo de dádivas de sangue em todo o país, com os hospitais e a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue a apelarem, mais que nunca, à população: àqueles que já são dadores, mas também àqueles que ainda não o são e têm condições para o ser.

Em Elvas, a situação não é diferente, sendo que, de acordo com o médico Diego Cruz, responsável pelo serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia, há bastante tempo que se verifica uma redução das dádivas.

Apesar de a população já ter começado a responder, depois de um apelo feito nas redes sociais, o défice ainda se mantém. “Agora, a maior parte da atividade está direcionada ao tratamento de Covid, também se está a operar menos, portanto, também há menos consumo. Mas, qualquer das maneiras, a redução de dadores foi significativa e seria bom ter mais dádivas, para resolver a situação”, explica o médico.

Diego Cruz agradece a todos aqueles que, entretanto, já foram dar sangue, apelando para que o continuem a fazer. Quem quiser e puder, pode fazê-lo, entre as 9 e as 13 horas. Para quem tem o tempo contado, há possibilidade de fazer marcação, através do 268 637 217. “Liguem para podemos fazer uma reserva de tempo”, diz o médico.

Pode dar sangue quem tiver hábitos de vida saudáveis, entre 18 e 65 anos, e peso igual ou superior a 50 quilos.

Os homens podem dar sangue quatro vezes ao ano, de três em três meses, e as mulheres três vezes, de quatro em quatro meses.