CCDR Alentejo preside EUROACE

EUROACEA Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) assumiu hoje a presidência da EUROACE, Eurorregião Alentejo, Centro e Extremadura.

António Costa Dieb, presidente da Comissão, refere que a estratégia da EUROACE para os próximos anos passa por “fomentar a maior participação possível das populações no sentido de uma cidadania ativa. Depois, temos como relevante a identidade territorial, inovação e competitividade”.

“O trabalho que está feito é de consolidação da rede e a nós cabe-nos manter esta consolidação de identidade mas também introduzir alguns fatores que tragam algo de novo. Vamos tentar algumas atividades mais focadas no exterior, tirar o maior partido possível daquilo que é a informação produzida pelas entidades de ensino superior e dar às populações a perceção do que é o trabalho da EUROACE através de parcerias ativas”, salientou.

Quanto a projetos definidos para o Alentejo, Dieb garantiu que “não há nem pode haver nada definido apenas para uma região. Terá que haver, depois, a oportunidade de cada região priorizar algum tipo de atividade dentro do que é o Quadro de Articulação entre as Regiões”.

José António Monago, presidente do Governo da Extremadura, até aqui presidente da Euroace, considera o “resultado do trabalho desenvolvido bastante positivo pois conseguimos fortalecer a relação entre Portugal e Espanha. Estou convencido que a nova presidência vai fazer tudo bem, sobretudo porque juntos podemos conseguir os objetivos que quisermos”.

“O projecto do Lago Alqueva foi um dos grandes investimentos em que a EUROACE esteve envolvida e acho que é uma maravilha. Não há nada em toda a Europa. Se isto estivesse na Alemanha era conhecido em todo o mundo. São mais de 80 km navegáveis, fundamentalmente em zona portuguesa por isso temos que investir e disponibilizar alguns recursos que ainda faltam”, reforçou o governante.EUROACE2

Ana Maria Pereira Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, faz balanço “positivo da participação da região na EUROACE. Destacaria aqui os estudos que temos feito em conjunto, sobretudo estudos ligados às universidades, às associações empresariais e às empresas”.

A EUROACE era, até ao dia de hoje, presidida pelo Governo da Extremadura. A partir de hoje passou para a responsabilidade da CCDR Alentejo.

A cerimónia de transição da presidência realizou-se hoje na 2ª Reunião do Conselho Plenário da EUROACE que decorreu nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.