A conferência Consumo Sustentável e Boas Práticas Ambientais, integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se iniciou a 22 de novembro e decorre até dia 30, teve lugar esta manhã de quarta-feira, no Centro Cultural de Campo Maior.
Esta conferência é uma organização da VALNOR, e Sandra Pedrógão explica-nos que o público-alvo são so alunos do secundário, e convidaram entidades como a Câmara Municipal de Campo Maior, a QUERQUS, a AREANATejo e o Projeto Vela por Óleo para participarem nesta conferência.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, explica que depositar materiais reclicláveis nos resíduos sólidos urbanos vai aumentar a conta que o município tem que pagar pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos, uma vez que tudo o que é depositado nos ecopontos não é pago. A autarquia paga cerca de 150 mil euros à VALNOR, e o presidente de Campo Maior pretende diminuir esta despesa.
Pedro Carteiro, da QUERQUS, Hélia Pereira da AREANATejo e Sandra Tavares do projeto Vela por Óleo, estiveram também presentes nesta conferência com o intuito de alertar os jovens para as boas práticas ambientais e o consumo sustentável.