Cavaco Silva inaugurou Multiusos Caetano Gazimba, em Borba

CavacoSilvaEmBorbaO Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, esteve hoje em Borba. A visita começou na nova Adega Cooperativa de Borba que o chefe de estado-maior apelidou de “essencial para o desenvolvimento do concelho. Trata-se de uma infraestrutura assinalável, visando a modernização e o reforço da posição internacional de uma empresa que, reunindo 300 viticultores associados, é uma instituição incontornável nesta região”.

De seguida, Cavaco Silva inaugurou o pavilhão Multiusos Caetano Gazimba, na Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba. Segundo o Presidente da República “é bom que as comunidades locais não esqueçam os segmentos mais frágeis da população e lhes proporcionem, depois de uma vida de trabalho, as condições para que tenham um envelhecimento com dignidade e bem-estar. No entanto, é necessários olhar atentamente para a sustentabilidade demográfica destas comunidades e para as condições de segurança que permitam às famílias assegurar a renovação das gerações”.

Dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, Cavaco Silva salientou que “o esforço de internacionalização que os empresários do concelho têm vindo a desenvolver merece reconhecimento público”. “Cabe aos autarcas do país aliar conhecimento profundo e direto das necessidades das populações e das virtualidades do concelho, a uma visão de futuro e a uma criatividade mobilizadora. É aquilo que tem sido feito pela Câmara Municipal de Borba”, concluiu.

O Pavilhão Multiusos Caetano Gazimba, vem agora homenagear o atual provedor da instituição que “é um grande exemplo de cidadania, preocupado com a terra e com a região”, segundo Rui Bacalhau, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba.

Este novo espaço está dotado de “um auditório polivalente, um ginásio, uma sala de fisioterapia ocupacional, dias piscinas cobertas, tanque de hidromassagem, banho turco e gabinete de massagens, Estamos convictos que construímos um espaço onde as diferentes gerações podem usufruir de vários serviços consoante os seus gostos e necessidades”, segundo Rui Bacalhau.

Para o futuro, a Santa Casa da Misericórdia de Borba, pretende construir “uma Unidade de Cuidados Continuados para pessoas com demência”, garantiu o vice-provedor.

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, destacou o papel que tem que ser desenvolvido pelas várias entidades “no combate ao desemprego”.

Depois de Borba, Cavaco Silva visitou o Regimente de Cavalaria nº3, de Estremoz, uma adegado concelho e o Palácio dos Marqueses de Praia e Monforte onde visita a exposição Bonecos de Estremoz, e a exposição comemorativa dos cem anos da instalação em Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa.