Raposeira: Alunos pediram os santinhos pelas ruas

AAEm Portugal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus, também conhecido por “santinhos” ou “bolinho”, de porta em porta. O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fiéis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.

Os alunos da Escola Básica da Raposeira e também do Jardim de Infância daquela localidade, andaram hoje, segunda-feira, dia 3, pelas ruas a cumprir esta tradição, pedindo os santinhos aos habitantes da Raposeira e aos comerciantes.

A Professora Clara explicou-nos que “todos os anos fazemos esta tradição de pedir os santinhos, e os pais e os avós já estão à espera, e as pessoas mais idosas, as senhoras das lojas também, e eles gostam muito porque levam rebuçados, frutos de outono”.

Esta iniciativa serve para “não se esquecerem das tradições portuguesas, porque agora festejam muito o Halloween e esquecem-se das nossas tradições”.

Já na escola, as professoras juntaram todas as ofertas que os alunos receberam e voltaram a dividir por cada um, de forma a que tenham todos a mesma quantidade.