Pedidos de ajuda alimentar aumentaram nos últimos anos

CaritasOs pedidos de ajuda à Cáritas de Elvas e ao Movimento Teresiano Apostolado tem aumentado ao longo dos últimos anos.

Joaquim Trindade, membro da Cáritas de Elvas, conta que “sobretudo nestes últimos dois anos tem aparecido um número elevado e anormal de pedidos de ajuda, que agora pelos vistos está a estabilizar, temos 200 e tal famílias na cidade e nas freguesias rurais, que é um fenómeno novo. Porque nos meios rurais mais ou menos as famílias tinham o seu quintal e a sua economia organizada, mas até já destas freguesias estão a aparecer pedidos de ajuda”.

O apoio alimentar é proveniente do Banco Alimentar de Portalegre, e também de alguns donativos que pessoas singulares fazem à instituição, e esta distribuição tem sido organizada “em função das famílias, e das confirmações das situações através da Segurança Social, para evitar que haja famílias a receber muito e outras sem receber nada”.

Atualmente, Joaquim Trindade confessa que está a surgir um novo fenómeno, “o caso da renda da casa, da água e da luz”, na medida do possível a Cáritas tenta ajudar todas as situações, que aparecem cada vez mais e em “número mais elevado”.

Os pedidos de ajuda são na sua maioria de famílias numerosas, e o critério desta instituição é ajudar em primeiro lugar seios familiares em que habitem crianças, embora comecem também a aparecer pedidos de jovens em nome individual.