Estabelecimentos de Ensino Superior assinam protocolo

Instituto_Politcnico_de_PortalegreA Universidade de Évora, em conjunto com os Institutos Politécnicos de Portalegre, Beja, Setúbal e Castelo Branco, propuseram à A3ES a criação de um mestrado em associação na área de Enfermagem o qual será oferecido a partir do próximo ano.

Tal medida permite uma oferta formativa conjunta respondendo assim à crescente necessidade de reorganização do Ensino Superior em Portugal.

Esta iniciativa, formalizada através de um protocolo, é um dos primeiros passos dados por estas cinco organizações com vista à adequação da oferta formativa às necessidades da comunidade onde se inserem e do país, oferecendo-se pela primeira vez uma formação conjunta nesta área, envolvendo as respetivas Escolas de Enfermagem e de Saúde.

Entre os grandes objetivos da assinatura do protocolo está a formação de profissionais com competências clínicas avançadas em todas as áreas de especialização legalmente previstas. Estes profissionais contribuirão para uma maior capacidade de resposta às necessidades de saúde das populações e consequentemente para a fixação de pessoas no interior do país.

Espera-se ainda, através da concretização das medidas previstas, que a região se torne, a curto prazo, num polo de maior atração para a formação na área de enfermagem, aumentando consequentemente a sua competitividade.

Procurando “desenvolver conhecimentos e competências para a intervenção especializada num domínio de enfermagem”, “promover a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde”, “capacitar para a governação clínica” e “contribuir para o desenvolvimento da disciplina e da formação especializada em enfermagem”, o protocolo pretende também criar condições que permitam “desenvolver em parceria projetos de investigação de âmbito nacional e internacional”, “promover a prestação de serviços” ou “estágios científicos e técnicos”.

Dando cumprimento às diretivas do Governo, que em maio passado, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, apresentou as “Linhas de Orientação Estratégica para o Ensino Superior”, em que se pretende que seja estimulada a criação de consórcios entre IES, no sentido de partilharem recursos, meios humanos e materiais, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, de Beja, de Setúbal e de Castelo Branco dão assim um passo importante na otimização dos seus recursos e da sua oferta formativa.

O presente protocolo surge na sequência do assinado no final do ano passado entre a Universidade de Évora e os IP’s de Beja e de Portalegre, através do qual as três instituições se comprometeram, “no âmbito das suas possibilidades e num quadro de reciprocidade, a efetivar a colaboração de docentes em atividades de docência, de coordenação e de supervisão,” bem como a “estabelecer plataformas de entendimento ao nível da gestão da oferta formativ e da investigação em domínios científicos específicos, visando a articulação com a procura a nível regional.”

As instituições signatárias comprometem-se ainda em continuar a desenvolver esforços para, através do aprofundamento das suas relações, responderem cada vez melhor às necessidades da região e do país.