DECO ajuda a planear financeiramente a vida a dois

Maria Inês AlvarengaPartilhar casa e despesas com outras pessoas é um passo muito importante e que leva a uma gestão financeira das receitas e despesas de cada um, seja em conjunto ou individualmente.

De acordo com a DECO, como lidar com o dinheiro em conjunto é um desafio e uma etapa financeira bastante exigente para o casal.

Há, no entanto, algumas dicas que a Associação para a Defesa do Consumidor deixa para que tudo corra de forma tranquila. Maria Inês Alvarenga (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO, refere que o primeiro passo é “conversar abertamente e de forma transparente sobre a repartição das despesas e encargos. É necessário definir se pretendem manter contas separadas e ter uma conta conjunta para os gastos da casa ou se optam por uma única conta, ajudará a evitar problemas no futuro; estabelecer o hábito de registar todas as despesas e rendimentos e elaborar um orçamento familiar; planear metas e objetivos para concretizar os “sonhos a dois” e a forma e prazo para os alcançar; adequar os gastos à capacidade financeira e criar um Fundo de Emergência, porque imprevistos acontecem mesmo”.

Vida financeira em conjunto é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO com Maria Inês Alvarenga, jurista na delegação de Évora da Associação para a Defesa do Consumidor.