CCDR Alentejo marcou presença no 12º Open Days

CCDR-AlentejoO Alentejo esteve presente na 12ª edição do OPEN DAYS, o evento de Política Regional da União Europeia, que decorreu de 6 a 9 de Outubro, em Bruxelas, este ano sob o lema «Crescer em Conjunto ­ Investimento Inteligente ao Serviço dos Cidadãos».

Este evento reuniu cerca de 6 000 representantes das Regiões e das Cidades da Europa, para trocar pontos de vista sobre como transformar a Política de Coesão reformada da UE numa realidade para a criação de Emprego e Crescimento.

O OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e Cidades, é organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões e constitui uma plataforma para a discussão e o debate sobre o contributo das estratégias de investimento dos Estados-Membros para o cumprimento dos objetivos europeus e o crescimento nas regiões.

A reforma da Política de Coesão da UE foi liderada pelo Comissário Europeu para a Política Regional, Johannes Hahn, e transformou a Política de Coesão num instrumento de investimento moderno e centrado nos resultados, aplicável a todas as regiões europeias, concentrando a maior parte dos recursos em setores fundamentais, como a inovação, a competitividade das PME, as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e a transição para uma economia Hipo carbónica.

No OPEN DAYS de 2014, a Autoridade de Gestão do INALENTEJO participou, a convite da DG REGIO, no Workshop “Addressing the challenge of sustainable and secure supply of Raw Materials for Europe: how can Regions be in the front line? (Enfrentar o desafio do fornecimento seguro e sustentável de matérias-primas à Europa: como colocar as Regiões na linha da frente?) “. O Vogal da Comissão Diretiva, António Costa da Silva, centrou a sua apresentação na Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Face à temática, a representação do Alentejo incluiu também apresentações da responsabilidade do Diretor-geral do CEVALOR, Nelson Cristo, e da representante da SOMINCOR, Mafalda Oliveira, para além da representação da Associação ValorPedra.

O objetivo deste workshop, que se realizou no dia 7 de Outubro, foi apresentar algumas das melhores práticas regionais de inovação aplicadas à cadeia de valor das matérias-primas a apoiar pelos Programas Operacionais Regionais 2014-2020, no âmbito das prioridades para uma especialização inteligente. Foi uma oportunidade da maior importância para dar visibilidade aos processos competitivos e tecnologicamente inovadores desenvolvidos na Região nesta matéria, aliados à responsabilidade social, com garantia da sustentabilidade da biodiversidade e eco-eficiência.

Para além da Região Alentejo, estiveram igualmente representadas no workshop a Lombardia (Itália) e North Rhine-Westhaplia (Alemanha).

No evento, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDRA, também participou no Workshop “Managing health inequalities – how to tackle the demographic challenges? (Gerindo desigualdades na saúde – como lidar com os desafios demográficos?)“, que se realizou também no dia 7 de Outubro, com o objectivo de troca de conhecimentos e boas práticas sobre a forma como as regiões podem enfrentar as desigualdades em matéria de saúde e aplicar os resultados da investigação e de outras intervenções em benefício do desenvolvimento local e como ferramenta para enfrentar os desafios demográficos a nível da UE.

O orador convidado pela CCDRA para este workshop foi José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que apresentou a intervenção sobre Gestão de recursos de saúde em contextos geodemográficos adversos, temática que procurou responder à pergunta-chave comum aos participantes no workshop. A delegação do Alentejo a este workshop foi coordenada pelo Vice-Presidente da CCDRA, Roberto Grilo.

Esta temática assume particular importância para o Alentejo, dadas as suas características de território de baixa densidade que combina, negativamente, fatores como um acentuado decréscimo e um forte envelhecimento populacional que colocam importantes problemas em termos de saúde pública.

Neste workshop, o Alentejo integrou um conglomerado composto também pelas regiões de Lodzkie (Polónia), que liderou, do Algarve (Portugal), da Estremadura (Espanha), da Sardinia (Itália) e de Vysocina (República Checa).

Sob o lema «Crescer em Conjunto – Investimento Inteligente ao Serviço dos Cidadãos», os representantes das autoridades locais e regionais da UE reuniram assim com especialistas, decisores políticos e profissionais dos setores público e privado.