Castelo de Vide: Universidade de Verão do PSD arranca hoje

PSD-UniVerao2014A Universidade de Verão do PSD arranca hoje em Castelo de Vide. A iniciativa, que marca a ‘rentrée’ do partido depois das férias, termina no próximo domingo, com uma intervenção de Pedro Passos Coelho.

A sessão de abertura está marcada para as 18:00, com intervenções do diretor da Universidade de Verão, o eurodeputado Carlos Coelho, do deputado e líder da JSD, Hugo Soares, do secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, e do vice-presidente e coordenador da Comissão Política Nacional do partido, Marco António Costa.

Os trabalhos do primeiro dia terminam com um jantar com o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pitta.

Na terça-feira o destaque vai para um debate subordinado ao tema “Clivagem Esquerda/Direita: ainda é importante?”, entre o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o líder do partido Livre, Rui Tavares.

Na quarta-feira, os alunos poderão ouvir a palestra do sociólogo António Barreto sobre “Portugal democrático 1974/2014: mudámos para melhor?”, e, à noite, participar no jantar-conferência com o ex-ministro e antigo comissário europeu António Vitorino.

Na quinta-feira, o dia arranca com uma palestra do ex-ministro Daniel Bessa sobre “O que temos de fazer para ter uma Economia Sustentável?”, prossegue com a presença do eurodeputado Paulo Rangel e termina com um jantar-conferência com a ex-ministra e atual presidente da Fundação Champalimaud Leonor Beleza.

Na sexta-feira, Joaquim Azevedo é o primeiro orador, com uma intervenção sobre o tema, “Portugal envelhecido: promover a natalidade”.

À tarde, será a vez de Marcelo Rebelo de Sousa falar sobre “Portugal e PSD: 40 anos em Democracia”.

No sábado, os alunos terão como ‘professores’ dois ministros do atual Governo PSD/CDS-PP: Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, falará sobre “Portugal no Euro: oportunidades e condicionamentos” e o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, convidado do jantar-conferência da noite.

No último dia, no domingo, dia 07 de setembro, será a vez do presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, encerrar os trabalhos da Universidade de Verão por volta da hora de almoço.