Portugal empata 2-2 com EUA e fica quase fora do Mundial

nani2Portugal e Estados Unidos da América (EUA) empataram 2-2, na segunda jornada do grupo G do campeonato do mundo de futebol, em jogo disputado nesta noite e madrugada em Manaus. Com este resultado, o conjunto de Paulo Bento fica com esperanças muito reduzidas de passar aos oitavos-de-final do mundial do Brasil.

O jogo começou bem para os portugueses, com Nani (ao lado, na foto) a chegar ao golo, aos 5 minutos, num pontapé forte na cara do guarda-redes contrário. De resto, este jogador do Manchester United foi o mais perigoso no primeiro tempo, com um forte remate ao poste, aos 43 minutos, e dos mais disponíveis no aspeto físico.

Na última meia hora, os norte-americanos deram a volta ao marcador, numa meia-distância de Jones (64′) e Dempsey (81′) a concluir jogada de insistência. No último suspiro da partida, aos 90+5 minutos, Varela empatou o jogo, de cabeça. Com duas jornadas disputadas, Alemanha e EUA têm 4 pontos, enquanto Gana e Portugal têm um.

Na quinta-feira, dia 26, encerra-se este grupo, com dois jogos às 17 horas: Portugal – Gana (em Brasília) e Alemanha – Estados Unidos. Portugal precisa de ganhar e que não haja um empate no outro jogo. Se a Alemanha ganhar, Portugal tem de recuperar cinco golos aos EUA na diferença de golos; se os EUA ganhar, os portugueses têm de recuperar oito golos aos alemães na diferença entre marcados e sofridos.