Comendador Nabeiro Motiva Jovens para Campeonato Nacional

skills1A equipa do Alentejo que vai representar a região no Campeonato Nacional das Profissões foi esta quarta-feira, dia 14 de maio, apresentada no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

A comitiva do Alentejo é composta por concorrentes (45 jovens), jurados e empresas. A iniciativa é promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

No total são 50 profissões que se apresentam a concurso, entre 25 e 30 de maio, na cidade do Porto.

José Palma Rita, delegado regional do Alentejo do IEFP, referiu à nossa reportagem que um dos principais objetivos passa por “estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional e para a manutenção do gosto pelo trabalho, numa lógica que favoreça a formação ao longo da vida, tendo em vista a sua realização socioprofissional e valorizar o estatuto social da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção na vida ativa”. skills2

José Palma Rita sublinhou a importância em estimular estes jovens a serem os melhores, tendo como exemplo o percurso do Comendador Rui Nabeiro.

Otimismo e Humildade – Comendador

Por sua vez, o Comendador Rui Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro Delta Cafés, recebeu os jovens e endereçou-lhes palavras de motivação e otimismo, mas sem nunca esquecer a humildade.

“A minha missão era transmitir otimismo e afirmação. Penso que consegui transmitir o que é crescer sendo filho de gente muito humilde (…) e hoje temos aqui alguns rapazes que têm possibilidade de crescer, porque a vida é possível quando as pessoas querem”, afirmou.

Os representantes da região Alentejo revelaram-se muito otimistas com a participação neste campeonato. O João Silva, de Santiago do Cacém, apresenta-se com a profissão de soldadura e diz-se “preparado”, uma vez que esteve quase um ano a treinar. O Hugo, de Évora, com a profissão de transformação e produção de compósitos, considera que permite “fomentar a iniciativa dos jovens no emprego e formação”. Hugo está a gostar da experiência e pretende fazer desta aprendizagem a sua profissão futura.

A comitiva representante do Alentejo vai demonstrar a sua formação em 26 profissões: Animação 2D/3D, Cabeleireiro, Canalizações, Contabilidade e Gestão, Cozinha, Desenho Gráfico, Eletricidade de Instalações, Eletromecânica Industrial, Esteticismo, Fresagem CNC, Jardinagem, MTC – Desafio em Equipa de Produção Industrial, Pastelaria, Pintura e Decoração em Construção Civil, Polimecânica (Serralharia Mecânica), Produção e Transformação de Compósitos, Receção Hoteleira, Refrigeração e Climatização, Serralharia Civil (Chapa Fina), Serralharia Civil (Construções Metálicas), Serviço de Mesa, Soldadura, Tecnologia das Energias Renováveis, Tecnologia Automóvel (Mecatrónica), Tecnologias da Informação e TPA – Montagem de Estruturas.