CE ACOMPANHA ESTRATÉGIA DE REGIONAL PARA O ALENTEJO

CE28abrilA elaboração da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo tem vindo a promover, em articulação com a preparação do próximo Programa Operacional Regional do Alentejo 2014/2020, é um dos elementos centrais do processo de preparação do novo ciclo de fundos comunitários para o período 2014/2020.

A EREI visa fundamentalmente identificar e valorizar os domínios em que a Região apresenta vantagens estratégicas, efetivas ou potenciais, em termos de especialização científica, tecnológica e económica, capazes de melhorar a sua competitividade e internacionalização, promovendo uma maior articulação entre os processos de investigação e as necessidades das empresas, constituindo-se assim como o referencial para o apoio dos fundos comunitários em matéria de I&D às entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico e às empresas durante o próximo período 2014/2020.

No âmbito destes trabalhos foram já identificadas como domínios prioritários de intervenção: o Complexo Agroalimentar e Florestal; o Património e a Cultura; o Ambiente e os Recursos Naturais; as Energias Renováveis; a Mobilidade, a Aeronáutica e as Tecnologias de Informação Comunicação e Eletrónica; e a Economia Social.

A Comissão Europeia/DG REGIO promove e acompanha tecnicamente a elaboração desta estratégia regional, pelo que esteve em Évora nos passados dias 21, 22 e 23 o Dr. Jacek Walendowski como perito responsável por essa função. Durante estes três dias realizaram-se diversas reuniões de trabalho com a participação da Comissão de Coordenação e dos parceiros regionais mais relevantes sobre esta matéria, designadamente a Universidade de Évora, os Institutos Politécnicos de Beja, Portalegre e Santarém, os centros de investigação e representantes de entidades do tecido económico regional.

Este processo culminará com a aprovação por parte da Comissão Europeia, durante o mês de Julho, deste importante referencial para o desenvolvimento do Alentejo e para a alocação de significativos recursos financeiros em prole da competitividade regional.