A Rede Regional do Alentejo de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos já é uma realidade. Trata-se de uma rede de cooperação e de partilha de informação, com atuação no Alentejo, visando a prevenção, proteção e reintegração das vítimas de tráfico.
A elvense Cristina Santos (na foto), 28 anos, integra a equipa multidisciplinar especializada para a assistência a estas vítimas, na qualidade de psicóloga.
No decorrer de cerca de uma hora de entrevista, Cristina Santos explica o que se entende por tráfico de seres humanos, que já é um crime público; as várias formas de concretização do tráfico e exploração humanas; quem são as principais vítimas e opressores, entre outras questões pertinentes na abordagem do tema.
O fenómeno cada vez mais comum do tráfico de seres humanos e a sua incidência na região Alentejo é tema para a edição desta semana do Ponto de Vista com Cristina Santos, da delegação Alentejo da equipa multidisciplinar especializada para a assistência a vítimas de tráfico.
Todos podem colaborar para a diminuição do tráfico de seres humanos, através da denúncia de casos. As mesmas podem ser feitas pela linha SOS TSH Alentejo 91 865 41 06 ou www.apf.sostshnortemail.com (dias úteis das 9 às 17 horas), ou recorrendo a qualquer autoridade como GNR, PSP, SEF.