TURISMO DE ALDEIA ASSINA PROTOCOLO COM ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO DAS NAÇÕES UNIDAS

GenuinelandNuma cerimónia realizada durante a FITUR, no Stand de Portugal, e com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e do Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, Taleb Rifai, a Genuineland – Turismo de Aldeia assinou um Protocolo que visa a adopção e divulgação do Código Global de Ética para o Turismo. Assinatura igualmente presenciada pela Comitiva da Genuineland – Turismo de Aldeia constituída pelo membro da Direcção, João Passos, e pelo Presidente da Mesa da Assembleia-geral, Eduardo Basso.

O Código Global de Ética foi adoptado em 1999 pela Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo e reconhecido em 2001 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Sendo um quadro de referência fundamental para o turismo responsável e sustentável, o Código Mundial de Ética do Turismo (GCET) é um conjunto abrangente de princípios destinados a orientar atores-chave no desenvolvimento do turismo. Dirigida aos governos, à indústria de viagens, comunidades e turistas, visa ajudar a maximizar os benefícios do sector, minimizando o seu impacto potencialmente negativo sobre o ambiente, o património cultural e as sociedades em todo o mundo.

A Genuineland – Turismo de Aldeia promove a ética e a responsabilidade social corporativa desde a sua criação em Maio de 2007 e nos seus projectos e programas e por isso a assinatura deste protocolo é uma consequência natural deste trabalho e que promove o seu reconhecimento. O Programa Dark Sky® Alqueva é neste momento a face mais visível deste trabalho onde desde o início foram incorporados os princípios da Ética e Responsabilidade Social Corporativa.