Arcebispo de Évora deixa mensagem de Natal

djosealvesHoje é dia 25 de Dezembro, Dia de Natal e dia em que se comemora o nascimento de Jesus de Nazaré.

O Arcebispo de Évora, D. José Alves (na foto), apela ao “direito que assiste a todos em ter um lugar neste mundo”. Esta é “uma situação que continua a repetir-se constantemente, com um sem número de pessoas que não têm onde morar”, realçou, na sua mensagem de Natal. “Resta-lhes a rua e as instituições de caridade que os socorrem”, acrescenta.

D. José Alves lamentou que “é mais fácil encontrar lugar para o Natal do consumismo do que para o Natal da partilha, da promoção da dignidade da pessoa humana e da defesa dos valores da vida”.

O arcebispo lembra que “o Filho de Deus não teve lugar na hospedaria” e que “nasceu numa gruta, na pobreza e na humildade, para redimir a humanidade do pecado da exclusão social e do apego exagerado e do uso injusto dos bens materiais, que, afinal, pertencem a toda a humanidade”.

Nesse sentido, José Alves conclui que “a autêntica celebração de Natal é aquela que se esforça por ampliar as dimensões da hospedaria do mundo, de forma que haja lugar para todos os seres humanos”.