Fundação Eugénio de Almeida distinguida pelo Presidente da República

InsigniaFundaoEugnioAlmeidaA Fundação Eugénio de Almeida foi agraciada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a insígnia de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, numa cerimónia que teve lugar no Palácio de Belém, no ano em que celebra o seu cinquentenário.

A Ordem do Infante D. Henrique foi criada em 1960, para comemorar o 5º Centenário da morte do Infante D. Henrique e destina-se a distinguir quem prestou serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.

A Fundação Eugénio de Almeida é uma Instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, sediada em Évora, cujos fins estatutários se concretizam nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora.

Os estatutos da Fundação Eugénio de Almeida, criada por vontade deixada em testamento de Vasco Maria Eugénio de Almeida, foram aprovados em 1963, tendo o mesmo assegurado a direção efetiva da Instituição até à sua morte, em 1975.

De acordo com os fins que lhe são atribuídos pelos Estatutos, a Fundação Eugénio de Almeida promove e dinamiza um conjunto integrado de iniciativas e programas próprios, em exclusivo ou em parceria, e apoia projetos de outras entidades públicas e privadas abrangendo um largo espectro de atividades nos diferentes domínios do seu campo de atuação.