O programa Uma escola inclusiva, uma comunidade para todos, do Progresso Infantil (PIN) e da Juventude em Ação, foi apresentado, na manhã desta segunda-feira dia 11, aos alunos do 12º ano de Psicologia da Escola Secundária Dom Sancho II, em Elvas.
Com este projeto, procura-se sensibilizar os mais novos para a sua intervenção social, através da participação ativa em projetos de caráter nacional e internacional e para as problemáticas do quotidiano de jovens com necessidades educativas especiais.
Ana Paris, do PIN, explica que há necessidade de se perceber a diferença, saber lidar com alunos diferentes e fazer uma boa integração.
Já Rui Aldiagas, representante do projeto Juventude em Ação, assegura que este é um programa de características praticamente europeias, que prevê que os alunos integrem uma série de projetos, como o Serviço Voluntário Europeu. Este projeto permite aos alunos conhecer outras culturas e ter outras experiências, acrescenta. A iniciativa foi realizada sob orientação das professoras Etelvina Castel-Branco e Paula Dias.