Elvas: Projecto PRODER 18660 apresentado na Escola Agrária

ESAEProjectoProderOs poejos e coentros estão hoje em destaque na Escola Superior Agrária de Elvas, na Jornada de Divulgação do Projecto PRODER : “Colheita, conservação e valorização de germoplasma de poejos e coentros no Alentejo”.

Mais de 40 participantes marcam presença nesta iniciativa, que ao longo da manhã contou com a intervenção de Clara Lourenço e Joaquim Cunha (ADCMoura), que falaram sobre a fileira das plantas aromáticas e medicinais em Portugal, seguida da apresentação do projecto “Colheita, conservação e valorização de germoplasma de poejos e coentros no Alentejo” – com a professora Noémia Farinha da ESAE.

Segundo a professora Noémia Farinha, o principal objectivo deste projecto “assenta na recolha de sementes e material vegetativo, das variedades tradicionais, que os agricultores tem em sua casa, e que nunca foram compradas, bem como todo um trabalho de Etnobotânica que consiste na recolha de informação sobre esse material, no que diz respeito aos conhecimentos tradicionais, por exemplo, como é feito o cultivo, para que usam, em que tipos de pratos utilizam.”

Também a gastronomia marcou presença, e os participantes tiveram a oportunidade de degustar iguarias confeccionadas com poejo.

Esta tarde está ainda prevista uma Visita aos ensaios de campo do protejo PRODER 18660 – INIAV – Elvas. A acção termina com um Workshop de Recolha e conservação de sementes pelos agricultores com José Mariano Fonseca