ALANDROAL RECUA 2000 ANOS NO TEMPO

Cartaz_Terras_do_endovlicoNesta terceira edição do «Festival Terras do Endovélico», a decorrer de 5 a 7 de Julho, o Alandroal vai recuar 2000 anos no tempo e o interior do Castelo da sede do Concelho, recentemente requalificado, servirá de cenário a recriações históricas com a cor, os sons e a animação de alguns momentos marcantes da vida na “Lusitânia Romana nos Tempos do Endovélico”.

Ao longo dos três dias irá ainda decorrer, no Fórum Cultural Transfronteiriço do Alandroal, o Congresso Científico «Por Terras do Endovélico – Território e Cultura, Caminhos da Identidade» que irá juntar investigadores nacionais e internacionais e todos os interessados na temática.

Em paralelo com o Congresso e também no Fórum Cultural Transfronteiriço, é apresentada uma exposição de peças originais do espólio do Endovélico, encontradas em S. Miguel da Mota (Terena) as quais integram neste momento as coleções do Museu Nacional de Arqueologia, parceiro do Município neste Evento.

No decorrer do Congresso e com entrada aberta a todos os interessados será apresentada a obra «O Tempo dos Deuses – A Nova Carta Arqueológica do Alandroal», (dia 6 às 12h30), e também o projecto do «Centro de Interpretação do Endovélico”, no (dia 7 às 12h00), que a Autarquia pretende construir em Terena e que constituirá o futuro Museu dedicado a esta divindade pré-romana.

Destaque ainda para o concerto do fadista “Camané”, no sábado à noite, a decorrer no interior do castelo.