Estremoz assinala 350 anos da Batalha do Ameixial

Batalha_AmeixialIrão realizar-se no próximo dia 8 de junho, em Estremoz, as Comemorações dos 350 anos da Batalha do Ameixial.

A Batalha do Ameixial decorreu a 8 de junho de 1663, nos campos do Ameixial, em Estremoz, na qual o exército português derrotou o exército castelhano.

As cerimónias vão ter início pelas 15 horas com uma Romagem ao Monumento comemorativo da Batalha, em Santa Vitória do Ameixial, com deposição de flores e evocação militar do acontecimento e às 16horas a Concentração das Entidades convidadas no espaço fronteiro ao Edifício da Câmara Municipal, no Rossio Marquês de Pombal, onde decorrerá a homenagem à Batalha, culminando com um desfile das forças em parada.

Seguidamente, no interior da Igreja dos Congregados, será realizada uma cerimónia alusiva à batalha do Ameixial, com uma intervenção do Senhor Coronel Américo José Henriques.

Nos claustros da Câmara Municipal de Estremoz estará patente uma exposição de trabalhos de alunos da Escola Secundária Rainha Santa Isabel, alusivos à Batalha do Ameixial.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz com o apoio do Regimento de Cavalaria n.º 3 e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.