Portalegre: Homenagem ao Mestre Cruzeiro Seixas

cruzeiro_seixasNo próximo dia 25 de abril, pelas 21:30h, terá lugar no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre uma criação teatral coletiva, em homenagem ao artista plástico e poeta Cruzeiro Seixas, intitulada “Respirar pelos Sonhos de Cruzeiro Seixas”. Será ainda realizada, no dia 26 de abril, pelas 10:00h uma sessão gratuita para as escolas.

Este trabalho artístico dirigido por Fátima Reis e P. drujardim conta com a presença em palco de 60 pessoas, envolvendo no total perto de 250 elementos, entre professores, alunos e outros participantes, que aderiram à dinâmica sociocultural (Escola Secundária de S. Lourenço; Escola Básica José Régio; Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição; Internato Distrital de Santo António; Grupos de Teatro Pitada de Nós; Trevo Violeta Escuro).

Paralelamente ao espetáculo de teatro decorrerão também atividades na Biblioteca Municipal de Portalegre, com um recital de poesia sobre a obra poética de Cruzeiro Seixas, bem como uma exposição sobre a obra do autor no Museu da Tapeçaria Guy Fino, eventos que terão a presença de Cruzeiro Seixas.

Pintor e escritor, Cruzeiro Seixas começou por acompanhar, no desenho, o movimento Neo-Realista, mas cedo se inseriu no Grupo Surrealista de Lisboa, tendo sido um dos poucos capazes de transpor para a segunda metade do século XX a herança plástica e erótica legada pelo surrealismo dos anos 30.

Cruzeiro Seixas busca aprofundar a realidade por meio do sonho. As suas criações são sonhos dirigidos, sonhos que comportam uma parte de especulação intelectual.