Balcão Social inaugurado hoje em Reguengos de Monsaraz

Balco_SocialUm balcão social e a ampliação e beneficiação da Extensão de Saúde de Campinho vão ser inaugurados hoje, dia 16 de fevereiro, às 17h, após a execução de obras no valor de cerca de 30 mil euros.

No balcão social, a população pode, por exemplo, pagar a água evitando deslocar-se à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, pretendendo-se que esta infraestrutura seja uma extensão da Junta de Freguesia de Campinho, autarquia que a legislação recentemente publicada quer extinguir.

   

A Extensão de Saúde de Campinho tem agora novas salas de tratamentos, de voluntariado, de arrumos e para resíduos. Foi ainda requalificado o consultório médico, o gabinete de enfermagem, o gabinete de planeamento familiar, a sala de espera e a área administrativa. As obras foram da responsabilidade do Município de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Campinho, em colaboração com a Associação Gente Nova de Campinho.  

   

Na área da saúde, o Município de Reguengos de Monsaraz está a avançar com a construção das extensões de saúde de S. Marcos do Campo e de Santo António do Baldio, assim como com a requalificação e beneficiação do posto médico de Monsaraz. Estas obras, no valor de 450 mil euros, são comparticipadas a 80 por cento por fundos comunitários através do Eixo 8 – Valorização do Espaço Regional – Regulamento Específico Saúde, do INALENTEJO.

A construção da Extensão de Saúde de Santo António do Baldio procura essencialmente a conjugação de um programa base com uma arquitetura contemporânea e minimalista. Dessa fusão, resulta um espaço funcional e pragmático que terá gabinete médico, sala de enfermagem, sala de tratamentos, sala de espera, secretaria, entre outras instalações. Será ainda construído um pátio e estacionamento para ambulâncias.

Em S. Marcos do Campo, a extensão de saúde terá gabinete médico, gabinete de enfermagem, sala de tratamentos, sala de espera, área técnica, receção, arquivo e vestiários. Haverá igualmente uma área para paragem de ambulâncias.

Quanto à requalificação e beneficiação do posto médico de Monsaraz, pretende-se realizar uma pequena intervenção, essencialmente ao nível da funcionalidade do espaço, de forma a criar melhores condições de acessibilidade a indivíduos com mobilidade condicionada. Nesse sentido, prevê-se a construção de duas instalações sanitárias contíguas à nova sala de espera, a reformulação da zona administrativa e área de arrumos, a criação de uma rampa de acesso à sala de consultório e enfermaria e a substituição de toda a rede de abastecimento de água e de saneamento.