GNR sensibiliza jovens para a não violência no namoro

A GNR realiza, entre hoje, 14 de fevereiro, e o próximo dia 20, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.

Com o intuito de alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro, é intenção, com esta campanha, sensibilizar os nossos jovens, para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros. A campanha #VaisParar visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilar das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização. Para isso, a Guarda continua a direcionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos nossos jovens.

A prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma absoluta prioridade para a Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, a GNR tem vindo a reforçar as suas campanhas de sensibilização, a apostar em ações de formação ao seu efetivo, para que também esteja mais preparada para agir e acompanhar este tipo de situações.

Durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos. Em 2021 foram registados 1 105 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 332 vítimas com idade até aos 24 anos.

A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, a violência física e social, e a violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.

“A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós Paramos. E tu? Vais parar?”, lê-se ainda na nota de imprensa da GNR.

Elvas regista três novos casos de Covid-19

Elvas regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, três novos casos de Covid-19 e 112 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 175 casos, menos 109 do que ontem.

Elvas já registou, desde o início da pandemia, 5.557 casos positivos, 39 óbitos e 5.343 altas.

Caminhada Solidária em Campo Maior juntou cerca de 200 participantes

Com o objetivo de assinalar o Dia de São Valentim, que se celebra esta segunda-feira,14 de fevereiro, o Município de Campo Maior e os grupo Campo Maior Trail Runners/GEDA organizaram este domingo uma Caminhada Solidária com todos os participantes a entregarem bens alimentares para a Loja Social.

Sob o mote “Onde Tudo Se Faz Com Amor” e com a presença da vereadora São Silveirinha, foram cerca de 200 participantes que percorreram oiti quilómetros, com várias paragens pelo caminho, com várias surpresas alusivas à data.

A caminhada começou e terminou no Jardim Municipal sendo que, à chegada, foi ainda entregue uma “Bolacha do Amor” a cada um dos participantes.

Os casais que esta segunda-feira, forem jantar ou recolher uma refeição em regime take-away num dos estabelecimentos aderentes irão receber uma fita que poderá ser personalizada e posteriormente colocada no coração que está instalado no Jardim Municipal.

Mais 8.463 casos Covid e 35 óbitos em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, mais 8.463 casos de Covid-19 e 35 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 29.289 casos de recuperação.

Encontram-se internados, ao dia de hoje, 2.364 doentes, mais 66 do que ontem, 148 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos sete do que no dia anterior.

Desde março de 2020, foram identificados 3.093.723 casos de infeção, morreram 20.565 pessoas com esta patologia e foram dados como recuperados 2.524.291 doentes em Portugal.

Campo Maior sem novos casos Covid esta segunda-feira

Campo Maior não regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, novos casos de infeção por Covid-19, por outro lado, nas últimas 24 horas, mais 51 pessoas recuperaram da doença.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 140 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2.181 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 2.027 altas.

Livro “Sem Água a Vida é uma Seca” começa a ser apresentado em Portalegre

O livro “Sem Água a Vida é uma Seca” é apresentado esta segunda-feira, 14 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Trata-se de uma obra que resulta do trabalho de 666 alunos, de terceiro e quarto anos, de 16 Agrupamentos de Escolas dos 15 concelhos do Alto Alentejo, promovido pela Fábrica de Histórias, que já vai na sua quarta edição, enquanto serviço educativo da Cabeçudos, Cabeças com Ideias, agora sediada em Castelo de Vide.

Rui Andrade, diretor da Cabeçudos, revela que, depois de um vasto trabalho, levado a cabo em parceria com os Agrupamentos de Escola e os Municípios, “é hora de celebrar”, adiantando que o livro aborda os mais diversos temas relacionados com a água, sendo que as crianças, neste trabalho, refletem sobre a manifestação deste bem essencial nos respetivos concelhos. Para além disso, “Sem Água a Vida é uma Seca” expressa “opiniões transparentes e transversais deste pequeno universo, que refletem questões importantes e atuais pensadas dentro deste grande mundo”.

A concretização da obra deveu-se à vontade conjunta do Programa Garantir Cultura, apoiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), dos Municípios e Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e visou o desenvolvimento de oficinas de escrita, revisão e ilustração, tendo como produto final a edição deste livro cuja tiragem se estima em 4.000 exemplares.

Durante o evento de apresentação do livro, em Portalegre, será apresentado um espetáculo que transpõe para o palco o conteúdo literário e gráfico do livro, seguido da apresentação do making of com imagens registadas ao longo do processo, e que finalizará com a entrega do livro aos seus autores.

O evento de lançamento terá ainda apresentações na grande maioria dos concelhos do Alto Alentejo, contando com a presença dos jovens alunos-autores e professores envolvidos, dos mediadores da Cabeçudos e de diversos convidados ligados aos setores da educação e cultura.

Todos os alunos do primeiro ciclo dos 15 concelhos que participaram nesta edição da Fábrica de Histórias irão receber um exemplar do livro.

Dia dos Namorados celebra-se esta segunda-feira (c/áudio)

Hoje celebra-se o dia mais romântico do calendário, o Dia de São Valentim, ou dia dos namorados. Em Portugal esta data assinala-se no dia 14 de Fevereiro, dia da morte do Bispo Valentim que, no século III d.C, desrespeitou a ordem do Imperador Romano Cláudio, de proibir casamento, ao realizar estas cerimónias.

A Rádio Campo Maior esteve na rua a recolher alguns testemunhos dos ouvintes sobre este dia especial.

Desde piqueniques, jantares à luz de velas, mensagens ou uma ida ao cinema, as ideias para assinalar esta data, com alguém de quem se goste, são muitas e com certeza, não vão faltar.