A GNR realiza, entre hoje, 14 de fevereiro, e o próximo dia 20, uma campanha de prevenção e sensibilização, com o objetivo de combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes, em especial no namoro entre jovens, onde estes comportamentos são precoces.
Com o intuito de alterar comportamentos e evitar que a violência se prolongue no futuro, é intenção, com esta campanha, sensibilizar os nossos jovens, para que digam não à violência e para que consigam travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros. A campanha #VaisParar visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.
É importante alertar os jovens para a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância, que são pilar das relações de namoro, promovendo uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização. Para isso, a Guarda continua a direcionar e a priorizar as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário para as escolas e para a educação dos nossos jovens.
A prevenção, a investigação e o acompanhamento do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma absoluta prioridade para a Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, a GNR tem vindo a reforçar as suas campanhas de sensibilização, a apostar em ações de formação ao seu efetivo, para que também esteja mais preparada para agir e acompanhar este tipo de situações.
Durante o ano de 2020, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 1 110 crimes de violência no namoro em todas as faixas etárias. Desses crimes, 365 vítimas encontravam-se na faixa etária até aos 24 anos. Em 2021 foram registados 1 105 crimes de violência no namoro, em todas as faixas etárias, registando-se 332 vítimas com idade até aos 24 anos.
A violência no namoro enquadra-se na violência psicológica e emocional, a violência física e social, e a violência sexual. O impacto deste tipo de violência em idades precoces pode ser a aceitação desta violência no futuro, comprometendo as vítimas envolvidas, as suas famílias e a sociedade no seu conjunto.
“A violência não é uma opção. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Nós Paramos. E tu? Vais parar?”, lê-se ainda na nota de imprensa da GNR.


Elvas regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, três novos casos de Covid-19 e 112 recuperações.
Com o objetivo de assinalar o Dia de São Valentim, que se celebra esta segunda-feira,14 de fevereiro, o Município de Campo Maior e os grupo Campo Maior Trail Runners/GEDA organizaram este domingo uma Caminhada Solidária com todos os participantes a entregarem bens alimentares para a Loja Social.

O Alentejo regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, 313 novos casos de Covid-19 e mais dois óbitos associados à doença.
Portugal regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, mais 8.463 casos de Covid-19 e 35 óbitos associados à doença.
Campo Maior não regista esta segunda-feira, 14 de fevereiro, novos casos de infeção por Covid-19, por outro lado, nas últimas 24 horas, mais 51 pessoas recuperaram da doença.
O livro “Sem Água a Vida é uma Seca” é apresentado esta segunda-feira, 14 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.
Hoje celebra-se o dia mais romântico do calendário, o Dia de São Valentim, ou dia dos namorados. Em Portugal esta data assinala-se no dia 14 de Fevereiro, dia da morte do Bispo Valentim que, no século III d.C, desrespeitou a ordem do Imperador Romano Cláudio, de proibir casamento, ao realizar estas cerimónias.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, mais 25 casos de Covid-19 e um óbito associado à doença.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 761 novos casos de Covid-19 e três óbitos associado à doença.