A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, promoveu no sábado, 7 de março, um almoço-convívio, integrado na XVI Matança Tradicional do Porco.
O encontro, que teve lugar no Salão Polivalente de Degolados, reuniu dezenas de degoladenses e não só, num ambiente de convívio e animação, com a tarde a ser acompanhada pela atuação musical de Manuel Alegria.
Mafalda Teixeira e Kapinha, os reis do TikTok, são Leila e Kiko na comédia “Despedida de Casados”, que é apresentada no Centro Cultural de Campo Maior, na noite de 21 de março. O espetáculo integra a programação do Mês do Teatro, iniciativa promovida pela Câmara Municipal.
Escrito por Luís Filipe Borges e com encenação de Ricardo Castro, o espetáculo, segundo explica Mafalda Teixeira, tem na sua base a história de um “casamento de 20 anos” que se encontra em fase de rutura. “Há uma grande tentativa de recuperar a paixão e tudo aquilo que se vai perdendo, no dia-a-dia, numa relação. Com todas as rotinas, o stress do trabalho e toda a gestão da vida doméstica, o romantismo fica um bocadinho esquecido e vamos trazer à tona muitos destes temas”, adianta.
Enquanto casal, Kiko e Leila prometem um serão “muito divertido, com muitas gargalhadas, quase do início ao fim”. Assegurando que este é um espetáculo em que os casais se vão rever, Mafalda Teixeira revela ainda que trabalhar ao lado do seu companheiro tem sido muito bom, até porque, segundo diz, trabalham “muito bem” juntos. “É um prazer podermos partilhar não só a vida em comum, mas também o palco. Representar é uma coisa que gostamos muito de fazer juntos, principalmente em comédia. Gostamos de fazer rir, que é isso que toda a gente precisa”, diz ainda.
Já Kapinha garante que esta é uma comédia “incrível e hilariante”. “Queremos muito que nos venham ver e que se venham rir connosco”, diz aos nossos microfones, adiantando que considera o texto escrito por Luís Filipe Borges “extraordinário”. Não tendo dúvidas de que o público vai sair “muito satisfeito” deste espetáculo, Kapinha diz ainda que esta é, acima de tudo, uma peça para que as “pessoas se riam e se divirtam” entre amigos e família.
Apesar de muitos jovens seguirem Kapinha e Mafalda Teixeira nas redes sociais, este é um espetáculo apenas para maiores de 16 anos. Os bilhetes para o espetáculo, com início às 21h30, no dia 21, têm um custo de cinco euros e podem ser adquiridos na Ticketline.
O Posto de Turismo da Fonte Nova, em Campo Maior, recebeu na passada sexta-feira, dia 6 de março, a última reunião preparatória dos Jogos do Alto Alentejo, uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com a presença de técnicos de desporto dos vários municípios. Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Cmapo Maior, também participou no momento.
No final do encontro, houve a oportunidade de visitar o Museu Aberto e o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores.
Os Jogos do Alto Alentejo têm inicio no próximo sábado, dia 14 de março, com a cerimónia de abertura a realizar-se em Campo Maior, e prolongam-se até ao mês de junho.
De referir que este ano o evento conta com a participação dos 15 concelhos do distrito, com centenas de atletas nas mais variadas modalidades.
As Autoridades de Transporte Intermunicipais reuniram na sexta-feira, 27 de fevereiro, em Santarém, num encontro que contou com a participação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
A reunião iniciou-se com uma apresentação da CIMLT, que explicou o caminho realizado por esta Autoridade de Transportes para a implementação de um novo modelo de gestão e exploração dos transportes públicos a nível intermunicipal, com a criação de um operador interno, ou seja, de uma empresa de transportes intermunicipal com 100% do capital público.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo apresentou de seguida o trabalho desenvolvido no âmbito do grupo dedicado à Melhoria dos Dados para Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas, que lidera em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Douro, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso e os Transportes Metropolitanos do Porto.
Neste contexto, foi apresentado e discutido um modelo de dados a disponibilizar entre as diferentes Autoridades de Transporte Intermunicipais, com o objetivo de permitir o acompanhamento e a avaliação da evolução dos sistemas de mobilidade, tanto a nível regional como numa perspetiva nacional, de forma normalizada e comparável. Durante o encontro foram igualmente abordados os procedimentos associados ao investimento na melhoria das condições das paragens de transporte público, bem como a implementação da medida dos passes gratuitos para jovens.
Foi ainda sublinhada a necessidade premente do financiamento do sistema de transporte público de passageiros, condição essencial para assegurar a continuidade da melhoria dos serviços, aumentar a sua competitividade e consolidar o transporte público como uma opção cada vez mais relevante na mobilidade das populações.
Estes encontros periódicos que decorrem desde 2024, visam promover a partilha de constrangimentos e boas práticas entre as Autoridades de Transporte Intermunicipais, fomentando o trabalho colaborativo e a articulação institucional, com vista à melhoria contínua do setor e à obtenção de resultados concretos para os passageiros e para os sistemas de mobilidade em todo o país.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Alto Alentejo vai promover um evento focado na Inovação em Saúde, que pretende trazer pessoas, tecnologias e inovação em saúde ao Alto Alentejo. A “Alto Alentejo Health Innovation Summit” vai acontecer nos próximos dias 20 e 21 de abril, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, em Campo Maior.
No dia 20, decorrerão os Action Labs (workshops) de IA, Investigação Clínica, Design Thinking e de Tecnologias avançadas point-of-care, no Centro de Inteligência Competitiva, com vagas de participação para cerca de 140 formandos.
No dia 21, para além do programa do evento que vai decorrer no Centro de Ciência do Café, a ULS Alto Alentejo pretende vir a ter, em simultâneo, um espaço (Innovation HUB) para stands e demonstração de tecnologias pelas empresas e outros agentes convidados.
A Câmara Municipal de Évora prepara um novo reforço financeiro para melhorar as condições da rede viária do concelho.
O município vai aplicar cerca de 1,5 milhões de euros na requalificação de ruas, estradas e caminhos municipais que apresentam sinais evidentes de desgaste, situação que se agravou nos últimos meses devido às condições meteorológicas adversas.
Ainda assim, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Zorrinho, garante que o problema das fragilidades das redes viárias do concelho de Évora “foi destapada, de forma ostensiva, pelas intempéries, mas não foi criada pelas intempéries”.
“Os eborenses sabem que a questão dos caminhos em más condições, a questão das estradas esburacadas, não é de agora e, portanto, o que nós decidimos e aprovámos foi, desde já, dois procedimentos rápidos para poder responder àquilo que é mais emergente”, avança o autarca.
Ainda assim, Zorrinho reconhece a dificuldade em adquirir as matérias-primas necessárias aos fornecedores, tendo em conta as “dívidas muito fortes” da autarquia, que transitaram do anterior executivo. “Temos dívidas de curto prazo de 18 milhões, dívidas consolidadas que passaram para o orçamento. Um quarto do orçamento é dívida consolidada, portanto é dinheiro que não podemos gastar, que está no orçamento, mas já foi gasto, e uma dívida acumulada de mais de 65 milhões”, adianta.
Contudo, o autarca diz não usar as dívidas como “desculpa”, preferindo encarar a situação como um “desafio”. “Nós temos três milhões de orçamento, fizemos já dois procedimentos e faremos mais procedimentos para responder às questões imediatas” (no que diz respeito à requalificação das estradas).
No sentido de perceber, de facto, quais são os problemas reais da rede viária do concelho, o Município de Évora está a trabalhar com a Infraestruturas de Portugal. “Eles têm a tecnologia para isso. Realizam um estudo com máquinas de sensorização e fazem uma radiografia da estrutura viária do concelho para percebermos quais são as estradas degradadas”.
A intenção da autarquia é “atacar estruturalmente” o problema, com um plano de recuperação a quatro anos.
Elvas volta a mostrar o seu lado mais solidário, com uma campanha de recolha de bens, com vista ao apoio à população de Alcácer do Sal, severamente afetada pelas cheias.
A iniciativa é levada a cabo pelas paróquias de Elvas, em tempo de Quaresma, com o padre Ricardo Lameira a apelar à população do concelho para que possa contribuir com produtos de higiene pessoal, diferentes tipos de materiais, como tintas e pincéis, móveis e eletrodomésticos.
“Como campanha da Quaresma, e vamos começá-lo de forma simples agora, e não quer dizer que acabemos no domingo de Páscoa, mas vamos ajudar um pouco a Alcácer naquilo que nos é possível. Então, para além das nossas renúncias quaresmais normais, convido, aqueles que puderem, a juntar produtos de higiene pessoal e habitacional. Desde pasta de dentes, até pincéis, até latas de tinta branca: tudo é bem-vindo”, diz o pároco.
Todos os bens doados poderão ser deixados em qualquer uma das igrejas da cidade. “Se alguém tem eletrodomésticos ou móveis que também queira oferecer, terá de fazer o favor de deixar na Igreja de Santa Luzia. E depois, a partir daí, nós encaminharemos para Alcácer do Sal”, adianta o padre.
“Não levarão a mal que o meu coração não chame tanto por Leiria. Foram dez anos da minha vida em Alcácer. Então, é conhecer cada pessoa, cada realidade. Isto faz também doer um bocadinho mais o coração. E Leiria, com todo o respeito, toda a gente está a ajudar. Até na nossa cidade muitas coisas estão a ir para Leiria. Desculpem também um pouco de crítica, mas tem mais fotografia. Em Alcácer já acabaram as fotografias. Então agora já podemos ajudar”, remata Ricardo Lameira.
Campo Maior recebe, no próximo sábado, dia 14 de março, a sessão de abertura da 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo.
Destacando, desta vez, a adesão dos 15 municípios do distrito de Portalegre às várias atividades desportivas promovidas no âmbito da iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Paula Jangita, vereadora na Câmara de Campo Maior, revela que a abertura dos Jogos do Alto Alentejo terá lugar no Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores, pelas 15 horas, seguida de uma caminhada.
“Iremos ter a recepção dos 15 municípios. Este ano contamos com os 15 – o ano passado eram 14 – mas este ano Monforte também aderiu aos Jogos do Alto Alentejo. Fico bastante satisfeita por serem os 15 a participar”, diz a autarca.
E fruto de uma parceria entre a CIMAA e a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, realiza-se no dia seguindo, domingo, 15 de março, a iniciativa “50 Anos, 15 Caminhadas”, inserida no programa dos Jogos do Alto Alentejo e nas comemorações dos 50 anos do Hospital Dr. José Maria Grande.
“Esta caminhada realiza-se nos 15 municípios no mesmo dia, à mesma hora”, revela Paula Jangita, que adianta que, em Campo Maior, esta caminhada tem concentração marcada para as 9h30, junto ao Centro de Saúde, onde podem ser feitas as inscrições até terça-feira, dia 10. A caminhada, com um percurso “que pode variar entre os cinco e os sete quilómetros”, é acessível a qualquer pessoa.
Ainda relativamente aos Jogos do Alto Alentejo, Campo Maior recebe, a 26 de abril, uma prova de orientação urbana, organizada com o apoio do Município de Avis.
Os Jogos do Alto Alentejo, que contam com atividades até 21 de junho, têm como principal objetivo incentivar estilos de vida ativos, fortalecer a coesão territorial e envolver munícipes de todas as idades através de um diversificado conjunto de atividades desportivas e recreativas.
O Alandroal volta a ser o centro das atenções com a realização de mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, um certame que se consolidou como um dos eventos gastronómicos mais relevantes da região nesta época do ano. Para José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, este festival representa muito mais do que uma mostra culinária, funcionando como um motor de atração num período de transição entre a época baixa e a época alta. O evento destaca-se pela sua ligação profunda aos recursos endógenos do território, nomeadamente a pesca no Guadiana e no Alqueva, afirmando-se como um cartaz turístico capaz de dinamizar a economia local.
Segundo o presidente da entidade regional de turismo, a evolução do certame é notória e reflete a aposta na qualidade e na divulgação. “É um festival que tem crescido. Começou por ser uma mostra, hoje é um festival que tem também melhorado a sua comunicação e que hoje tem uma máquina de comunicação mais forte”, sublinha José Manuel Santos. Para além do impacto imediato, o festival tem sido um polo de inovação para o setor da restauração, “o peixe do rio é uma matéria-prima desafiante para novos chefes e para os novos cozinheiros que querem combinar a tradição com a inovação”, refere o presidente, destacando o interesse crescente de profissionais que olham para este recurso com novos olhos.
Os números confirmam o sucesso da estratégia turística do concelho, que tem registado uma performance acima da média regional. “O Alandroal, pela primeira vez no ano passado, ultrapassou as 20 mil dormidas, cresceu 11%, ou seja, está a crescer o dobro da média da região”, revela José Manuel Santos. Para o presidente da Entidade Regional de Turismo, o conjunto de projetos em curso augura um futuro promissor para o território: “O Alandroal vai certamente afirmar-se como um polo de desenvolvimento turístico do interior que ainda tem muito, muito para dar ao Alentejo”.
O Festival do Peixe do Rio, no Alandroal, serviu de palco para uma das primeiras intervenções públicas de Ricardo Pinheiro enquanto Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo. Ao assinalar a importância do evento para o turismo e para a economia da região, Ricardo Pinheiro sublinhou o percurso de crescimento deste certame, que se tornou um símbolo da identidade local. “É com enorme satisfação que se percebe que há uma evolução significativa desde a primeira edição há 17 anos atrás até aos dias de hoje”, afirmou o responsável, realçando o privilégio de acompanhar de perto esta dinâmica no concelho.
Para o Presidente da CCDR Alentejo, a estratégia de desenvolvimento regional deve continuar a alicerçar-se nos pilares que já conferem prestígio ao território, mas com uma visão de futuro mais abrangente. “É importante percebermos que a dinamização do Alentejo deve continuar a valorizar setores que trouxeram muito àquilo que é a promoção externa do Alentejo: o turismo, a gastronomia, o património”, defendeu Ricardo Pinheiro. O dirigente enfatizou que estes ativos são fundamentais para manter a região no mapa dos destinos de excelência, servindo de base para o reconhecimento internacional do Alentejo.
Contudo, Ricardo Pinheiro aproveitou a ocasião para lançar um desafio sobre o futuro do desenvolvimento regional, que passa por ir além das áreas tradicionais. O foco deve estar, também, em “percebermos como começamos a dinamizar uma valorização de perspetiva em relação a outras áreas, como a captação de investimento externo”, concluiu. Com estas declarações, o Presidente da CCDR Alentejo reforçou que eventos como o Festival do Peixe do Rio são portas de entrada essenciais para mostrar o potencial do interior, criando o ambiente necessário para atrair novos projetos e investimentos para a região.