Skip to content

Festa dos Mártires do Brasil na Igreja de São Domingos em Elvas

cidade de Elvas vai associar-se, amanhã sexta-feira, dia 17 de julho, às celebrações do Dia dos Mártires do Brasil. A data ganha especial relevância local, uma vez que entre os 40 missionários jesuítas martirizados em 1570, se encontram duas figuras naturais da cidade: o Beato Álvaro Mendes (estudante e cantor de 19 anos) e o Beato Aleixo Delgado (estudante e cantor de 17 anos).

A 15 de julho de 1570, a nau Santiago, que transportava o grupo de missionários liderado pelo Padre Inácio de Azevedo com destino à evangelização do Brasil, foi intercetada junto às Ilhas Canárias. A embarcação foi atacada por uma frota de corsários calvinistas franceses e huguenotes (frequentemente associados ao contexto das guerras  religiosas da época na Europa). Pelo ódio à fé católica, os  religiosos foram cruelmente massacrados e lançados ao mar, muitos ainda com vida.

Com o objetivo de manter viva a memória e o culto a estes dois jovens elvenses que deram a vida pela sua fé, a Fraternidade Leiga de São Domingos promove anualmente um programa litúrgico, que começou às 12h00, com o toque solene dos sinos em várias igrejas da cidade de Elvas em memória dos Mártires e tem o seu ponto alto às 19h15, com a celebração de uma Eucaristia Solene na Igreja de São Domingos.

Compartilhe este artigo: