GNR detém homem em Campo Maior por tráfico de droga

GNR Portalegre - Apreensão6Janeiro2020O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Elvas, deteve ontem, dia 6 de janeiro, um homem de 39 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes que decorria há cerca de seis meses, os militares da Guarda deram cumprimento a seis mandados de busca, uma domiciliária, duas em veículos, duas em estabelecimentos e uma em anexo, identificando o local associado ao tráfico de estupefacientes.

No decorrer das diligências policiais foram constituídos arguidos mais dois homens de 18 e 36 anos, tendo sido apreendidas 230 doses de haxixe, duas navalhas, um gás pimenta, um bastão extensível, uma balança digital, 6.530 euros em numerário, 11 telemóveis e um tablet.

O detido será presente a primeiro interrogatório amanhã, dia 8 de janeiro, no Tribunal Judicial de Elvas.

A operação contou com o reforço do Posto Territorial de Campo Maior, do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) e do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI).

Alentejo tem mais 574 infetados e dez mortes

covid19-RCMA região Alentejo regista hoje, quinta-feira, dia 7, mais 574 novos casos de Covid-19, num total de 13 389 infetados desde o início da pandemia.

O número de mortes subiu hoje para 288 uma vez que, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde, morreram mais dez pessoa na região.

Portugal tem mais 9.927 casos de infeção e 95 mortes

covid19-2-RCMPortugal registou, nas últimas 24 horas, mais 9.927 casos de infeção confirmada e 95 óbitos. De ontem para hoje 3476 pessoas recuperam da doença.

Esta quinta-feira , dia 7, 3333 doentes estão internados (mais 40), 514 (mais uma) em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7472 mortes, 456.533 casos de infeção e 355.701 casos de recuperação, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Circulação entre concelhos proibida já este fim de semana

AntonioCostaAntónio Costa anunciou ao início da tarde desta quinta-feira, 7 de janeiro, e tendo em conta o aumento exponencial do número de casos de Covid-19 no país, que a circulação entre concelhos será proibida já este fim de semana.

Para além disso, também haverá recolher obrigatório às 13 horas, à exceção dos concelhos de limite de menor risco de contágio, que, atualmente, são apenas 25.

Já na próxima semana, o Governo poderá tomar medidas mais restritivas, revelou ainda o primeiro-ministro.

Surto no Centro Social de Mosteiros faz disparar casos Covid em Arronches

ArronchesCovid7JanO concelho de Arronches regista esta quinta-feira, 7 de janeiro, 40 novos casos de infeção por Covid-19, sendo 38 referentes a um surto identificado no Centro Social de Mosteiros.

Segundo a Câmara de Arronches, “foram realizados testes a todos os utentes e funcionários da instituição tendo resultado dessa testagem, 38 testes positivos, dos quais 33 são utentes e 5 funcionárias”. Os outros dois novos casos identificados, faz saber a autarquia, estão relacionados com este surto.

“A Autoridade de Saúde Pública está a fazer o rastreamento dos contactos de todos os infetados para a eventual tomada de outras medidas que tenha por convenientes”, pode ler-se no comunicado”, pode ler-se no comunicado.

A Câmara Municipal está a apoiar a instituição “com a entrega de equipamentos de proteção individual e prestará o apoio necessário para que nada falte aos utentes e funcionárias”, comunica ainda a autarquia.

Arronches tem agora 42 ativos, num total de 78 registados, desde o início da pandemia. Da doença, no concelho, já recuperaram 36 pessoas.

Previsão de neve para o Alentejo nos próximos dias

FrioO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê queda de neve, a partir dos 600 metros de altitude, esta sexta-feira, dia 8, na região do Alentejo.

“Devido à previsão de chuva, há a possibilidade de queda de neve. Estamos a prever neve a 600 metros de altitude. Não será de grande intensidade, não se prevendo a acumulação de neve no solo mas, efetivamente, a chuva que cair poderá ser em forma de neve”, de acordo com a meteorologista Patrícia Marques.

As temperaturas vão continuar baixas nos próximos dias estando prevista também a formação de gelo e intensificação do vento frio.

Movimento “Lugar à Mesa” já entregou 2.500 refeições a famílias carenciadas

AjudeSemReservas“Ajudar sem reservas” dá o mote ao movimento “Lugar à Mesa”, uma iniciativa solidária promovida pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que já entregou 2.500 refeições solidárias, em três semanas.

Recorde-se que este movimento surge com um duplo objetivo, de ajudar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração, abrange, numa primeira fase, 25 restaurantes da cidade de Lisboa e decorre até dia 17 de janeiro.

Todos os portugueses podem contribuir e ajudar quem mais precisa, quer seja através da plataforma www.ppl.pt ou do site www.movimentolugaramesa.pt. Cada doação, no valor de sete euros, será convertida numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, mediante a disponibilização de um voucher.

As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças e/ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.

Por sua vez, os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter como capacidade diária a confeção de mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.

Através desta iniciativa, a Delta Cafés e a Santa Casa reconhecem as consequências da pandemia para muitos agregados familiares, bem como a grave crise económica que os restaurantes estão a enfrentar, procurando assim contribuir diretamente para reativar o sector da restauração, ao mesmo tempo que intervêm positivamente nas comunidades locais.

Câmara de Elvas reduz horário de funcionamento

Conferencia Mocinha 5 janeiroO concelho de Elvas registou, em 24 horas, a morte de duas pessoas por Covid-19, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha (na foto). O boletim epidemiológico de ontem, terça-feira, dia 5, indicou ainda a existência de 13 novos casos de infeção. Com o aumento diário do número de novos casos, Nuno Mocinha assume que “o concelho caminha a passos largos para integrar a lista de concelhos em risco extremamente elevado de transmissão”.

Com o objetivo de garantir o funcionamento dos serviços da autarquia, foi decidido que, a partir de hoje, quarta-feira, dia 6, “a câmara vai funcionar apenas das nove da manhã ao meio dia e nas instalações da câmara vão estar apenas os funcionários essenciais. Já tínhamos encerrado os nosso equipamentos culturais e recreativos, por salvaguarda em relação a esta questão do Covid. Tínhamos uma equipa operacional a funcionar dentro da câmara que vamos reduzir ao mínimo essencial e vamos privilegiar o contacto por e-mail ou telefone. Ou seja, a câmara continua aberta e a dar resposta às necessidades dos elvenses mas vamos salvaguardar para que se houver algum caso positivo na câmara tenhamos sempre uma resposta ativa a dar”.

Nuno Mocinha informa que esta “alteração no funcionamento da câmara não quer dizer que existam casos positivos junto dos funcionários. Não temos, graças a Deus, nenhum surto dentro da câmara. Tentamos apenas ser proativos e minimizar os riscos que sabemos que aí estão”.

Nuno Mocinha recorda que “ao contrário do que muita gente pensa, não compete à câmara determinar cercas sanitárias ou encerrar estabelecimentos de ensino. Essas medidas são da responsabilidade de outras entidades”.

Mocinha volta a apelar aos elvenses para terem cuidados redobrados com a questão da Covid, “uma vez que o ato de cada um pode ter repercussões coletivas”.

Ao dia de ontem, Elvas conta com 589 casos confirmados, 254 ativos, 331 recuperados e quatro óbitos.

Campo Maior regista primeiro óbito por Covid-19 e mais 13 casos

covid19-2-RCMCampo Maior regista esta quinta-feira, 7 de janeiro, a primeira vítima mortal associada à Covid-19, assim como 13 novos casos positivos de infeção.

O concelho tem agora 56 casos ativos, num total de 139 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Campo Maior, já recuperaram 82 pessoas.