Coletivo Cultura Alentejo levou “Seraphim” ao Centro Cultural de Campo Maior

O Colectivo Cultura Alentejo esteve ontem, terça-feira, dia 12 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, onde apresentou a peça “Seraphim”, num momento integrado na iniciativa do Município, “Março – Mês do Teatro”.

Destinado ao público do ensino secundário, esta é uma peça que coloca questões como: neste exato momento a nossa vida é como idealizávamos que fosse? De que sonhos desistimos?

Teatro e muita atividade em mais uma “Semana Aberta” da Secundária de Elvas

A Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, promove mais uma “Semana Aberta”, de 18 a 22 de março, na qual se insere a programação da 26ª edição do Festival Internacional de Teatro Escolar, o mais antigo do país.

“Dar a conhecer o que de melhor se faz” na escola, através de um conjunto alargado de atividades, é o grande objetivo desta iniciativa de “âmbito cultural”, garante o professor Carlos Grilo, da direção do agrupamento nº 3 de Elvas. “Palestras, workshops desenvolvidos por alunos dos cursos profissionais e torneios desportivos” são algumas das atividades a serem desenvolvidas ao longo da próxima semana.

O dia 21 de março (quinta-feira), adianta o professor, será dedicado aos alunos de 9º ano do concelho, para que possam ter “um primeiro contacto” com a escola secundária que, a partir do próximo ano letivo, passará a ser a sua casa. “Convidámos os alunos de todos os agrupamentos para virem à nossa escola, conhecer as nossas instalações, participarem em atividades, quer no âmbito do ensino regular, quer do ensino profissional, e assistirem àquilo que temos preparado para esse dia”, explica o docente. Nesta ocasião, o agrupamento de escolas pretende ainda “dar a conhecer a rede escolar, proposta para o próximo ano letivo”, o que irá permitir às famílias uma “reflexão mais aprofundada sobre aquilo que pensam ser o melhor percurso para os seus educandos”.

Assegurando que se pretende que a escola seja “um espaço cultural de excelência”, Carlos Grilo lembra que esta “Semana Aberta” é desenvolvida em colaboração com a Arkus, nomeadamente, através do festival de teatro.

Já o professor Carlos Beirão, presidente da Arkus, adiantando que, ao todo, serão 23 as apresentações ao público, já a partir de sábado, dia 16, com sessões, quer na escola secundária, quer no cineteatro municipal, e ainda uma em Badajoz, revela que esta edição do festival de teatro tem como temática central as emoções.

“Vamos continuar com o alinhamento dos anos anteriores. São cerca de 23 sessões e, por essa razão, vamos ter cerca de três a quatro mil pessoas a assistir e apelamos a que as pessoas participem”, assegura o professor.

“A Fórmula do Assassino”, “El Crédito”, “El Piropo”, “Num Coma Profundo”, “Frei Luís de Sousa”, “À Procura de Violeta”, “Um Sonho Encantado” e “Love, Please” são algumas das peças a ser apresentadas ao público, no decorrer do festival, em que para além da Arkus, dos Arkinhos, de turmas de 11º e 12º ano da Escola Secundária D. Sancho II, Universidades Seniores de Elvas e Sousel, a Espalharte (Castelo de Vide), participam ainda a companhia D. Pedro V (Lisboa) e vários grupos de Espanha (Badajoz e Monesterio).

A programação do festival para conhecer na galeria abaixo:

Peça de drama e comédia “Vento Leste” no Centro Cultural esta quinta-feira

Foto: Palco de Chocolate

“Vento Leste” é a peça de teatro que sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, amanhã, quinta-feira, 14 de março, em duas sessões.

Este espetáculo, da companhia de teatro “Palco de Chocolate” é baseado na história de vida da encenadora Natasha que, depois de fugir da guerra na Jugoslávia, escolheu Portugal para viver. “Esta peça fala da vida de qualquer emigrante que, por qualquer razão tem de deixar o seu país e rumar para um outro para viver, sem entrar nos pormenores da minha vida, mas estabelece pontes que sensibilizam o público para esta questão”, revela Natasha  Marjanovic.

Natasha revela ainda que esta peça é de “drama e comédia”, levando a mensagem de que “há sempre uma forma de recomeçar a vida”.

Esta peça, feita a pensar nos jovens, que já foi traduzida para inglês e levada para vários países da Europa, revela Natasha, tem tido “uma boa aceitação” por parte destas faixas etárias.

A peça “Vento Leste”, inserida nas comemorações do Mês do Teatro, é apresentada ao público escolar de Campo Maior, amanhã, pelas 10.30 e 14.30 horas.

Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 130 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 12 de março, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 285 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 33 mil euros, contemplou quatro apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 2.080 euros, saiu a 20 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 19 – 30 – 38 – 46 e pelas estrelas 04 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Feira do Queijo de Rio de Moinhos de 29 a 31 de março

O Município de Borba e a Freguesia de Rio de Moinhos ultimam a edição 2024 da Feira do Queijo que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março.

Terra rica de sabores e tradições, o concelho de Borba festeja a Páscoa com um certame dedicado aos produtos regionais de excelência, em especial o queijo. Produto que no concelho tem expressão máxima na freguesia de Rio de Moinhos (onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico).

O evento tem a duração de 3 dias e para além da mostra / venda de produtos regionais proporciona aos visitantes deliciosas experiências. Desde logo, as provas e a gastronomia, a música, a animação mas também as atividades de ar livre, lembrando que é em S. Tiago de Rio de Moinhos que começa e termina o Passeio Pedestre “Fantástica Serra d’Ossa” e está instalada a estação de apoio ao Centro de Cyclin da Serra d’Ossa e este ano, na feira são disponibilizadas bicicletas para os visitantes utilizarem.

Do programa, destacam-se os espetáculos com “Sangre Ibérico” (30 de março), “Al Canti” (29 de março) e “Los Chupitos” (no encerramento da Feira a 31 de março).

Este certame associa-se também às Comemorações do 10º Aniversário do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade com os dois momentos de CANTE, a atuação de três grupos de Cantadores e Cantadeiras na tarde de sexta-feira e depois, no sábado, o típico ritual Borbense, na freguesia de Rio de Moinhos, “Fazer as 11”, com os grupos “Fora d’Horas” de Montemor-o-Novo e os “Garridos” do concelho.

Haverá ainda Folclore, animação de rua, dança jovem, animação com DJs, provas e degustação de produtos regionais, artesanato e muitas outras atrações que farão desta Páscoa e da visita à Feira do Queijo, momentos únicos para mais tarde recordar.

Velhas Gaiteiras apresentam nova Revista à Portuguesa nos dias 16 e 17 em Estremoz

Foto arquivo município de Estremoz

As “Velhas Gaiteiras” da Academia Sénior de Estremoz sobem ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro nos dias 16 e 17 deste mês, para apresentar uma Revista à Portuguesa intitulada de “Vira o Disco e Toca Mesmo”.

Esta é a quinta peça apresentada pelo grupo, revela a encenadora Marisa Serrano, que adianta que este espetáculo “terá muitos sketch, momentos de diversão, crítica social, marchas populares e muita diversão”.

O grupo “Velhas Gaiteiras, recorda Marisa Serrano, surgiu em 2016, e assume-se como um projeto muito acarinhado por todos e permitiu criar uma amizade entre todos. “Na altura, e tendo em conta que os meus pais sempre fizeram revista à portuguesa, eu tinha esse bichinho, por isso sugeri a criação da disciplina, na qual estas 13 ‘velhas gaiteiras’ se inscreveram e foi-se criando uma amizade entre todas e há momentos que vão ficando na memória”, adianta.

Para Marisa Serrano diz que é o seu marido que escreve as marchas para a revista, garantindo que é “um enorme prazer” trabalhar com este grupo e com o músico que apoia as “Velhas Gaiteiras”, acreditando que este espetáculo “tem tudo para ser um sucesso”.

A encenadora do espetáculo “Vira o Disco e Toca Mesmo” convida todos a assistirem a esta revista à portuguesa, e diz que, em palco, “as Velhas Gaiteiras vão dar tudo”.

O espetáculo é organizado pelo Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz, com apoio da Câmara Municipal de Estremoz, encenado por Marisa Serrano, com direção musical do músico estremocense Paulo Lopes, e com a participação das alunas e artistas: Ana Troncho, Bia Ramos, Luzia Banha, Guiomar Picão, Isabel Cascalheira, Júlia Casimiro, Maria Augusta Beliz, Maximina Paiva, Mina Trindade, Margarida Nunes, São Perdigão, Tina Estriga e Virtuosa Ramalho.

“Vira o disco e toca o mesmo”, o espetáculo das Velhas Gaiteiras, da Academia Sénior de Estremoz, que terá a sua antestreia no dia 16, apenas para convidados. Já no dia 17 há sessões às 15.30 e às 21.30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados no Posto de Turismo de Estremoz, a partir de amanhã, dia 11 de março.

Luís Loures é o “Profissional do Ano” para o Rotary Clube de Portalegre

O Rotary Clube de Portalegre vai distinguir, no próximo sábado, 16 de março, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre como “Profissional do Ano”.

A sessão de homenagem, que contará com a presença de alguns rotários alemães (do Rotary Clube de Solingen), terá lugar pelas 20 horas, no espaço da DAFIPOR Eventos, em Portalegre.

Muito em breve, o Cante vai chegar a duas escolas de Elvas

Miguel Rondão (à direita), acompanhado de Gabriel Zuna

Neste ano em que se celebra o décimo aniversário da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, está para ser implementado, em Elvas, o projeto “O Cante Vai à Escola”, de Miguel Rondão, vencedor do Orçamento Participativo, promovido pela Câmara Municipal em 2023.

O objetivo central deste projeto passa por levar e ensinar, às gerações mais novas, o cante, nas escolas de primeiro ciclo do concelho.

Com algumas burocracias ainda por tratar, e na esperança que, “muito em breve”, o projeto possa chegar, numa primeira fase, às escolas da Calçadinha e da Raposeira, Miguel Rondão tem vindo, com a equipa de trabalho que criou, e da qual fazem parte João Grenho, Jorge Grenho e Carolinas Dimas, a preparar e a planear as aulas. Mais tarde, a intenção, e se “assim o entenderem” e o projeto “surtir algum resultado”, é fazer chegar “O Cante Vai à Escolas” à Boa-Fé e a Santa Luzia.

“O nosso principal objetivo seria promover aquilo que é o Cante. Eu acho que, a nível do Alto Alentejo, este projeto é único. Temos uma equipa digital, temos uma área de teoria musical e pretendemos incentivar os nossos meninos a conhecer um pouco da nossa cultura elvense e do Cante”, adianta o responsável.

“O Cante Vai à Escola”, diz ainda o jovem elvense, era um projeto que tinha em mente há já “muitos anos”. “Já pertenci a alguns grupos e em conversa, em 2023, surgiu a hipótese de concorrer ao Orçamento Participativo. Eu já queria ter uma reunião com o Município de Elvas, no entanto, não foi preciso essa reunião, porque ganhei o Orçamento Participativo e foi possível iniciarmos o projeto, com a ajuda do nosso município, que está sempre pronto para ajudar nestas coisas”, diz ainda Miguel Rondão.

De recordar que este projeto conta com um orçamento de 25 mil euros.

Festival das Sopas no próximo sábado no Pavilhão Rui Nabeiro

A primeira edição do Festival das Sopas tem lugar no próximo sábado, 16 de março, a partir das 18 horas, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, numa iniciativa é promovida pelos pais e ginastas da classe “Galguini” do Sporting Clube Campomaiorense.

Este Festival conta sopas oferecidas por vários restaurantes dos concelhos de Campo Maior e Elvas, e uma outra confecionada pelos pais, revela Natalino Borrega, do clube, adiantando que “serão todas deliciosas e diferentes e que não faltará também o cozido grão”.

O valor da entrada é de seis euros e as pessoas têm direito a provar três sopas, sendo que depois cada sopa terá um valor específico. No entanto as primeiras 150 entradas têm oferta de uma taça de barro. A iniciativa conta ainda com animação musical a cargo do Duo Jorge e Célia.

Toda a receita angariada com este Festival das Sopas permite financiar a viagem que os ginastas pretendem realizar a Itália, para participar num festival da modalidade. “Este projeto foi pensado entre mim e a Elsa Magalhães e queremos levar a classe dos “Galguinis” ao Festival Sol, em Itália, que é um festival da modalidade que contará com mais de três mil atletas e será uma experiência inesquecível”, revela Natalino Borrega.

A par deste Festival há outras iniciativas a decorrer, como a venda de rifas, para que seja angariado o valor suficiente para proporcionar estas viagens aos jovens ginastas. “Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas está tudo a trabalhar para o mesmo objetivo, através de venda de rifas e sucatas, tudo isto para concretizar o sonho destas crianças, porque acreditamos que será inesquecível”, garante.

Até à data os restaurantes aderentes à iniciativa são os seguintes: “Primavera”, “Talentus Café Bar”, “Cafetaria J”, “Clube Ténis de Elvas”, “Tasca da Nicole”, “São Pedro”, “Faisão”, “O Ministro”, “Pompílio”, “Azeitona Tapas Bar”, “Herdade dos Adães” e “Pastelaria Ibérica”.

Quem quiser pode já fazer a reserva de entrada através dos contactos disponíveis no cartaz abaixo:

CCDR Alentejo recebe sessão de apresentação das Normas de Arruamentos Urbanos

Enquanto Autoridade de Transportes do Alto Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou numa sessão de apresentação relativa às Normas de Arruamentos Urbanos, que ficou a cargo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e que decorreu na sede da CCDR-A, em Évora, no passado dia 4 de março, segunda-feira.

O objetivo passou, essencialmente, pela apresentação do novo documento que rege as Normas de Arruamentos Urbanos, mais legível, mais intuitivo e de consulta mais simplificada, que vem rever a informação que constava na versão anterior. A sua revisão acontece tendo em consideração as novas Estratégias de âmbito nacional, nomeadamente a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Pedonal e a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável, com vista à integração da mobilidade ativa no desenho do espaço público, tornando-o assim um guia mais efetivo e completo. O processo do documento foi bastante participativo, com várias entidades envolvidas ao longo do mesmo.

A ideia do documento é apresentar um conjunto de critérios que possam ser aplicados a arruamentos e a zonas envolventes, através do planeamento – de forma integrada – dos diferentes modos nos projetos de rodovias urbanas, considerando a vertente do tráfego, mas também, e principalmente, a do usufruto do espaço pelas pessoas, contribuindo desta forma para a diminuição da sinistralidade rodoviária e para o fomento de cidades mais sustentáveis, inclusivas e seguras.

O novo documento das Normas de Arruamentos Urbanos deverá estar disponível em breve na página do IMT: https://www.imtip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTHome.aspx