Feira do Queijo de Rio de Moinhos de 29 a 31 de março

O Município de Borba e a Freguesia de Rio de Moinhos ultimam a edição 2024 da Feira do Queijo que acontece nos dias 29, 30 e 31 de março.

Terra rica de sabores e tradições, o concelho de Borba festeja a Páscoa com um certame dedicado aos produtos regionais de excelência, em especial o queijo. Produto que no concelho tem expressão máxima na freguesia de Rio de Moinhos (onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico).

O evento tem a duração de 3 dias e para além da mostra / venda de produtos regionais proporciona aos visitantes deliciosas experiências. Desde logo, as provas e a gastronomia, a música, a animação mas também as atividades de ar livre, lembrando que é em S. Tiago de Rio de Moinhos que começa e termina o Passeio Pedestre “Fantástica Serra d’Ossa” e está instalada a estação de apoio ao Centro de Cyclin da Serra d’Ossa e este ano, na feira são disponibilizadas bicicletas para os visitantes utilizarem.

Do programa, destacam-se os espetáculos com “Sangre Ibérico” (30 de março), “Al Canti” (29 de março) e “Los Chupitos” (no encerramento da Feira a 31 de março).

Este certame associa-se também às Comemorações do 10º Aniversário do Cante Alentejano – Património Cultural Imaterial da Humanidade com os dois momentos de CANTE, a atuação de três grupos de Cantadores e Cantadeiras na tarde de sexta-feira e depois, no sábado, o típico ritual Borbense, na freguesia de Rio de Moinhos, “Fazer as 11”, com os grupos “Fora d’Horas” de Montemor-o-Novo e os “Garridos” do concelho.

Haverá ainda Folclore, animação de rua, dança jovem, animação com DJs, provas e degustação de produtos regionais, artesanato e muitas outras atrações que farão desta Páscoa e da visita à Feira do Queijo, momentos únicos para mais tarde recordar.