A Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 celebrou, na passada segunda-feira, dia 6, 12 Protocolos de Articulação Funcional no valor total de 37,3 milhões de euros de fundos da União Europeia com os Grupos de Acão local GAL que vão implementar no terreno as Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Territorial DLBC.
Estes fundos europeus do Alentejo 2020 são complementados com fundos europeus do PDR2020 e do MAR2020, estes últimos para as estratégias rurais e costeira, respetivamente, assumindo um valor global de 67,3 milhões de euros.
Os Grupos de Acão Local que celebraram os Protocolos foram: ADER-Al, ADL (2 protocolos rural e costeiro), ALENTEJO XXI, APRODER, CHARNECA, ESDIME, LEADERSOR, MONTE, ROTA DO GUADIANA, TERRAS DO BAIXO GUADIANA e TERRAS DENTRO, que cobrem a totalidade geográfica do território alentejano.
O Desenvolvimento Local de Base Comunitária DLBC visa promover, em territórios específicos, a concertação estratégica e operacional entre parceiros, focalizada no empreendedorismo e na criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria Portugal 2020, e no quadro da prossecução dos objetivos da Estratégia Europa 2020.