Bemvinda Abana Aqui (na foto ao lado) marcou a noite das comadres que a freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, comemorou ontem, quinta-feira dia 4.
Além de Bemvinda, também a sua mãe, o sacristão, o padre e um guarda fizeram parte desta tradição, que tem vindo a ser recuperada ao longo dos anos na freguesia, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Luís Grilo: isto é uma tradição muito antiga, houve um interregno de 20 e tal anos que se perdeu, depois voltaram a recuperá-lo e voltou a perder-se outra vez, e nós nos últimos 12 anos conseguimos recuperá-lo e estamos a manter esta tradição consecutivamente.
A boneca foi feita pelas alunas da Universidade Sénior de São Vicente e Ventosa e Maria Matos foi uma das mulheres que ajudou a fazer a boneca e revela: nós que fizemos a boneca porque eles andavam todos a trabalhar e nós unimo-nos todas e fizemos a boneca. É toda de palha, com armação de cana, enchemos a roupinha de palha e depois outra por cima para ir bem vestida.
Esta é uma tradição que nunca devia acabar, é uma coisa muito antiga, mas há pessoas que às vezes não gostam disto, mas isto é bonito. É uma festa, um convívio, garante à nossa reportagem Maria Matos.
Na passada semana foi a vez das mulheres da freguesia realizarem o enterro dos compadres.