Hoje, dia 29 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.
O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica. A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.
Os sintomas que o fazem reconhecer um AVC são a boca ao lado e dificuldade em falar e também a falta de força no braço. Como forma de prevenir um AVC, a Organização Mundial de Saúde aconselha: não fumar nem beber álcool em excesso; praticar exercício físico regularmente; e evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial.
Caso os sintomas sejam idênticos aos enumerados acima, deve contactar diretamente o 112 (INEM) e tentar explicar em detalhe os sintomas. A recuperação do AVC é longa e os primeiros seis meses são essenciais no tratamento.