No Chiado 8 – Espaço Fidelidade Arte Contemporânea foi inaugurada esta noite a primeira exposição de um ciclo de oito mostras da Coleção António Cachola, com uma seleção de obras de João Onofre.
O ciclo de oito exposições a realizar até 2017 é o resultado de um acordo entre Museu de Arte Contemporânea de Elvas e a Companhia de Seguros Fidelidade, que permitirá ter a Coleção António Cachola em Lisboa, com curadoria de Delfim Sardo.
As exposições vão ser individuais e a primeira coube a João Onofre, sendo uma grande mostra da arte produzida por artistas portugueses contemporâneos. Em declarações à Rádio ELVAS, o artista referiu que “nesta exposição temos três trabalhos inéditos, mas eu destacaria um trabalho que foi ajudado a produzir pela coleção António Cachola que estreou em Londres, há pouco tempo, e está a estrear aqui em Portugal”.
“A coleção de António Cachola é uma das mais importantes e interessantes a nível nacional e europeu. Os artistas produzem mas depois há que haver colecionadores que comprem esses trabalho e esta coleção tem feito um trabalho incrível, há poucas assim”, sublinhou.
O colecionador António Cachola mostrou-se “muito satisfeito com a abertura deste ciclo de exposições. Vamos trazer o Museu de Arte Contemporânea de Elvas e acidade de Elvas até Lisboa, durante muito tempo. Isto vai ser ótimo para Elvas e também para a arte contemporânea portuguesa”.
Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas, revela que a intenção da “parceria entre o MACE, a coleção António Cachola, o município e a Fidelidade é dar visibilidade ao conjunto desta parceria e mutuamente potenciar, tanto a cidade como a própria coleção”.
Para Jorge Magalhães Correia, administrador da Fidelidade, “é um prazer receber esta coleção em Lisboa. Já conhecemos o António Cachola há muitos anos e além de um grande colecionador é também um bom amigo”.
A Fidelidade “patrocina o Museu de Arte Contemporânea de Elvas desde a sua abertura e consideramos que este espaço deve ser visitado por todos. Este é um elemento adicional para que Elvas seja visitada”.
A mostra vai estar patente até ao dia 17 de Julho.