A Romaria da Ventosa, na freguesia de S. Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, teve início ontem e prolonga-se até domingo, dia 3.
Hoje é o dia principal desta Romaria, que teve como momento alto a procissão, seguida de missa, e almoço oferecido à população.
Augusta Caiola, presidente da Associação de Festas, responsável pela organização da Romaria, lamenta a falta de comparência a este convívio: esperava que viesse mais gente para o almoço, nós temos a preocupação de agradar e de fazer o melhor e não veio ninguém da população, não está cá ninguém para almoçar, as pessoas que temos aqui são meia dúzia e algumas são pessoas que vieram de fora, para o jogo da malha, nós temos o dinheiro gasto, a despesa, e não apareceu ninguém.
Alda Ameixa foi a cozinheira da feijoada que a Associação ofereceu aos presentes, e garantiu à nossa reportagem: fiz feijoada para 140 pessoas.
Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, também marcou presença nesta Romaria: é com alguma felicidade que ano após ano que venho aqui, vejo que esta festa se mantém e existe aquilo que é a base da festa, ou seja, é a Romaria a Nossa Senhora da Ventosa, mas acima de tudo existe o convívio, existe a partilha, existe no fundo boa disposição que hoje em dia é mais complicado ter, daí que seja para mim sempre uma grande satisfação compartilhar este momento com as pessoas e passar aqui um bocadinho da tarde agradável.
Durante esta tarde decorre um Torneio de Malha e para a noite está agendada animação musical.