
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou uma nova reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, que decorreu na quinta-feira, 12 de fevereiro, no Posto de Turismo da Fonte Nova, em Campo Maior.
A reunião fica marcada pela proposta – aprovada por unanimidade – por parte do Presidente do Conselho Intermunicipal, Joaquim Diogo, da atribuição de um voto de pesar em homenagem a todos os que perderam a vida nas tempestades que assolaram o nosso país ao longo das últimas semanas. Os autarcas homenagearam, em particular, José Valter Canastreiro, Bombeiro Voluntário e Militar da GNR de Campo Maior, que faleceu de forma trágica e prematura no dia 7 de fevereiro, nas operações de socorro às populações ocasionadas pelas condições climatéricas adversas da Depressão Marta.
Relativamente aos prejuízos registados, a CIMAA está a efetuar uma recolha transversal a todo o Alto Alentejo, de modo a solicitar, formalmente, apoios ao restabelecimento da normalidade possível, junto do Ministério da Economia e Coesão Territorial, bem como da CCDR Alentejo. Neste âmbito, para além de várias estruturas municipais e particulares afetadas, os autarcas discutiram ainda o estado atual das acessibilidades entre concelhos, nomeadamente as estradas, com algumas vias em particular muito afetadas com intempéries das últimas semanas.
Ao longo da ordem de trabalhos foram deliberados diversos assuntos transversais a todas as áreas de intervenção desta Comunidade, com destaque para o reforço do Sistema Integrado de Videovigilância para Prevenção de Incêndios Florestais, que nesta 2.ª fase irá materializar-se na implementação de seis torres de videovigilância nos seguintes municípios: Ponte de Sor, Crato, Alter do Chão, Gavião e Nisa. Estas juntam-se às já implementadas na 1.ª fase, em Portalegre e Marvão, passando a ter uma cobertura praticamente total na sub-região do Alto Alentejo. Serão ainda adquiridas duas torres móveis e um drone, um complemento que será coordenado pela GNR, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).















