Skip to content

“Agora Quer’Arte” com inscrições abertas para “Viagem” no Carnaval de Campo Maior… e Elvas

A associação Agora Quer’Arte já prepara a sua participação no corso de Carnaval de Campo Maior, marcado para 14 de fevereiro. Com o objetivo de fazer crescer o grupo, no ano passado formado por cerca de 60 elementos, a associação tem inscrições abertas para todos aqueles que se queiram juntar, para momentos de muita diversão.

De acordo com Duarte Silvério, presidente da associação e responsável pelo grupo de Carnaval, a intenção é “melhorar cada vez mais” e apresentar sempre “uma proposta interessante”. “Eu posso já dizer que o tema deste ano é ‘Viagem’. Há muitos contornos a explorar e vamos trabalhar para deixar as pessoas expectantes do que é que poderá ser esta viagem”, avança.

Contando acolher cerca de 80 pessoas, o responsável assegura que a associação está de braços abertos para receber todos quantos queiram integrar o grupo. “É claro que este é um grupo de Campo Maior, é uma associação de Campo Maior, mas estamos abertos a receber todas as pessoas, quer vivam em Campo Maior, quer sejam naturais de Campo Maior. Seja como for, nós estamos abertos a todas as pessoas que quiserem participar com a Agora Quer’Arte neste desfile carnavalesco” garante.

As inscrições são feitas através de um formulário online (disponível aqui). Posteriormente, os elementos do grupo serão informados dos valores a pagar pela inscrição, sendo que o Município de Campo Maior dá “um apoio de 15 euros por fato”. “Como é lógico, não chega, nós chegamos a ter que pôr dinheiro da associação para participar no desfile de Carnaval, mas nós preferimos fazer um formato melhorado, digamos assim, porque como todos podem calcular, 15 euros é um valor que apenas paga parte do fato”, esclarece Duarte Silvério.

Ainda que 2026 seja ano de Festas do Povo, evento no qual a Agora Quer’Arte vai estar “muito focada”, dado que se juntou a uma rua, para a produção das flores de papel, o responsável garante que não quiseram deixar de lado o grupo de Carnaval porque “as pessoas são muitos felizes” a participar no corso.

Aqueles que se venham a inscrever no grupo, só precisam de ter “vontade de dançar, de se divertir e aproveitar a experiência do dia… ou dias”. “Mas claro, têm que participar ao fim de semana nos nossos ensaios. Nós fazemos parte do nosso fato, que é feito por uma equipa de costureira, mas os fatos têm sempre alguma parte que é feita manualmente por nós, da associação ou pessoas que vão participar no grupo de Carnaval e que queiram ajudar”, assegura. Já o carro alegórico é “montado” por um grupo mais pequeno, com o apoio os carpinteiros e ferreiros da Câmara Municipal de Campo Maior.

Ao que tudo indica, e através da Agora Quer’Arte, Campo Maior vai voltar a estar representado no Carnaval Internacional de Elvas. Duarte Silvério recorda a estreia do ano passado, num dia de muita chuva, como um “sucesso”. “Nós gostámos muito de participar no Carnaval de Elvas, fomos muito bem recebidos pelos grupos de Elvas e foi um orgulho para nós, mas eu acho que nós merecemos tentar mais um ano para ver se, pelo menos, não apanhamos chuva”. “Nós temos vontade e os Municípios de Elvas e Campo Maior também têm vontade que assim seja. Os esforços dos três estão em prol de que isso aconteça. Portanto, tudo indica que poderão contar connosco no Carnaval Internacional de Elvas de 2026”, remata.

Compartilhe este artigo: